GRATUITOS

Espetáculos, caminhadas e eventos esportivos são opções no fim de semana em Piracicaba

Caminhada Histórica acontece neste sábado (17), no bairro de Tupi

Por Da Redação | 16/06/2023 | Tempo de leitura: 6 min

Gal Oppido

Orquestrado pela Palhaça Rubra (Lu Lopes), o show apresenta canções pop e clássicas da música nacional e internacional
Orquestrado pela Palhaça Rubra (Lu Lopes), o show apresenta canções pop e clássicas da música nacional e internacional
A abertura da temporada anual de espetáculos do projeto Diversão em Cena 2023 em Piracicaba é neste domingo (18), às 16h, no Engenho Central, no corredor próximo à Casa do Artesão, no Parque do Engenho Central, onde o grupo Palhaça Rubra apresenta o Show de Variedades da Mesma Coisa.
 
A atração marca o retorno das apresentações do Diversão em Cena ao Engenho Central, promovido há 13 anos pela Fundação ArcelorMittal, este ano mais uma vez com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). A apresentação tem duração de 60 minutos, classificação etária livre e entrada gratuita.
O Show de Variedades da Mesma Coisa é um espetáculo musical de improviso que apresenta a variedade de uma mesma coisa, do começo ao fim: a bobeira, a bobagem e a bobice.
 
Orquestrado pela Palhaça Rubra (Lu Lopes), o show apresenta canções pop e clássicas da música nacional e internacional. Acompanhada dos palhaços Pelanca (Alvaro Lages, na guitarra) e Gastão (Danilo Dal Fara, na bateria), a trinca constrói uma relação de interatividade com a plateia por meio de dinâmicas musicais de improviso.
Presente em mais 60 territórios de todas as regiões brasileiras, o Diversão em Cena leva atrações culturais gratuitas ou a preços populares aos teatros, escolas, parques e praças das cidades por onde passa. É realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura.
 
Este projeto é viabilizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do PROAC-ICMS, com produção da Mina Cultural.
 
SERVIÇO - Diversão em Cena 2023 em Piracicaba. Domingo, 18/06, às 16h, com o espetáculo Show de Variedades da Mesma Coisa no Parque do Engenho Central. Na avenida Dr. Maurice Allain, 454, bairro Nova Piracicaba. Classificação: livre. Entrada gratuita.
 
Região da Rua do Porto sedia corrida de rua neste fim de semana
Piracicaba também sedia neste domingo (18) o Circuito Mundo Verde, de corrida de rua e caminhada de 10km e 5km, com 1.000 inscritos. A largada será às 7h, no campo de futebol União Porto, na avenida Alidor Pecorari, s/n. A retirada dos kits com número e chip do participante acontece amanhã, 17/06, das 10h às 18h, na loja Decathlon do Shopping Piracicaba. Os cinco primeiros colocados no geral feminino e masculino receberão troféus. O evento é realizado pela ONG Mundo Verde Proteção Ambiental, por meio da lei paulista de incentivo ao esporte, do Governo do Estado, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, pela Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), e patrocínio da Glovis Brasil Logística Ltda.
 
O trajeto do Circuito Mundo Verde passa pela avenida Dr. Paulo de Moraes, avenida Sérgio Caldário, rua Encarnacion Correa, avenida Dona Francisca, rua Assis Chateaubriand, avenida Dona Lídia, rua Dom João Bosco, avenida Maria Elisa, travessa Rosa Maniero, rua Maria Maniero, avenida Maurice Allain, ponte Irmãos Rebouças, avenida Beira Rio e finaliza também na avenida Alidor Pecorari.
 
“Nós da ONG Mundo Verde agradecemos a Prefeitura de Piracicaba pela parceria em apoiar a saúde e o bem-estar de seus cidadãos. Fomos recebidos de portas abertas para deixar essa semente do bem na cidade”, falou Jair Baltuilhe Filho, presidente da ONG.
 
Engenho Central recebe 7º Encontro de Capoeira neste domingo
O Armazém 17 do Engenho Central abriga neste domingo, 18/06, às 10h, o 7º Encontro de Capoeira. O evento, com apoio pela Semac (Secretaria da Ação Cultural), por meio do CDCPN (Centro de Documentação Cultura e Política Negra de Piracicaba), promove o batismo e troca de graduação de alunos da Associação Quilombos do Corumbataí. A entrada é gratuita.
 
Como explica o organizador do encontro, mestre Nambu, o encontro reunirá mestres de capoeira de toda a Região Metropolitana de Piracicaba.
 
Além da troca de cordão e batismo dos alunos, haverá também dois worskshops, um com mestre Cláudio, chamado Legado Negro, e outro com o professor Charles, intitulado Futuro da Nação. Outra atração do evento é uma roda de samba com Eugênio de Moraes.
 
SERVIÇO - 7º Encontro de Capoeira. Domingo, 18/06, às 10h, no Armazém 17 do Parque do Engenho Central (avenida Maurice Allain, s/n). Entrada gratuita. Mais informações: 3403-2601.
 
 
 
Caminhada Histórica acontece neste sábado (17), no bairro de Tupi
Como parte da programação da Simapira 2023, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap) realiza amanhã, 17/06, mais uma edição da Caminhada Histórica, que vai percorrer os espaços históricos do bairro Tupi. A ação, que integra o programa Vem Pro Horto, é aberta ao público e terá ônibus gratuito (leia abaixo).
 
A Caminhada Histórica é realizada pela Prefeitura em conjunto com o Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), a Fundação Florestal (FF) e o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/Esalq), em parceria com a Associação de Moradores do Distrito de Tupi, Escola Estadual Pedro de Mello e Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP).
 
A concentração será em frente à Igreja São José de Tupi, às 8h, e a caminhada vai percorrer espaços históricos do bairro em rumo ao Horto de Tupi. A atividade contará com a participação de educadores e historiadores e terá como diferencial, nessa edição, a participação de estudantes da E.E Pedro de Mello que cursam a disciplina eletiva Rumo ao 100, ficando responsáveis também pela realização de intervenções educativas durante o percurso.
 
Bruno Fernandes, educador ambiental da Simap, reforça a importância da atividade aberta a toda comunidade. “A Caminhada Histórica é um evento de grande participação da população piracicabana, que poderá aproveitar uma manhã agradável para se exercitar fisicamente e saber mais sobre a história de Tupi, que é parte da história de Piracicaba”.
 
ÔNIBUS – Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi. Para o dia 17/06, o ônibus sairá da plataforma B03 do Terminal Central de Integração (TCI), às 7h10, com possibilidade de interessados embarcarem em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno do Horto será às 12h. O itinerário está disponível no site da Semuttran (linha 221 – Horto de Tupi): http://www.semuttran.piracicaba.sp.gov.br/linha+221+horto+tupi+linha+especial+gratuita+2158.aspx.
 
SIMAPIRA – A programação das Semanas Integradas de Meio Ambiente (Simapira) segue até o dia 30/06, com diversas ações voltadas à área, como palestras, plantio de mudas, trilhas, cursos e oficinas. O propósito da Simapira é unificar e otimizar esforços, mobilizar pessoas e fortalecer as ações e reflexões sobre as questões ambientais locais e globais.
 
A iniciativa é idealizada pela Prefeitura de Piracicaba, por meio das secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Agricultura e Abastecimento (Sema) e de Educação (SME), em conjunto com a Câmara Municipal, Escola do Legislativo e Mandato Coletivo A Cidade é Sua, Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), Instituto de Pesquisas Ambientais, Fundação Florestal, Grupos e Programas do campus Luiz de Queiroz (Esalq/USP), Nas Nuvens Turismo, Tritura Pira, GeoApis, Simespi, Ambiental Piracicaba e Fumep.
 
Durante todo o mês, as atividades abordarão temas diversificados que passam pela educação ambiental, resíduos sólidos, fauna, mudanças climáticas, participação social, recursos hídricos e direito e cidadania. A Simapira celebra também o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho.
 
 
 

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.