HISTÓRIA

Rotas Afro e Câmara Municipal realizam diálogo sobre espaços ligados à comunidade negra

Roda de conversa acontece amanhã (6), das 14h às 16h, na Igreja São Benedito

Por Fernanda Rizzi | 05/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Robson Ribeiro

Amanhã (6), das 14h às 16h, acontece a roda de conversa “Rotas Afro nos arquivos da Câmara Municipal de Piracicaba” na Igreja São Benedito (rua do Rosário, 801, Centro). A parceria entre o Rotas Afro e o Setor de Gestão de Documentação e Arquivos da Câmara Municipal de Piracicaba abre espaço para o diálogo da história de diversos espaços que possuem relação direta com a história da comunidade negra e suas várias manifestações culturais, tanto do passado como do presente.

A atividade contará com a presença dos facilitadores Antônio Filogênio de Paula Junior (historiador e membro do Projeto Casa de Batuqueiro), Bruno Didoné de Oliveira (servidor público do Setor de Gestão de Documentação e Arquivos da Câmara Municipal de Piracicaba), Dayane Cristina Soldan (arquivista da Câmara Municipal de Piracicaba), Giovanna Fenili Calabria (historiadora e servidora da Câmara Municipal de Piracicaba) e Julia Madeira (fundadora do Rotas Afro) e Marilda Aparecida Soares (historiadora e Assessora Especial de Projetos na Secretaria Municipal de Educação). Já a mediação será realizada pelo vereador Acácio Geraldo Souza de Godoy (PP).

"Será um evento importante em diversos sentidos. O primeiro, por conta da democratização e divulgação dos arquivos históricos da Câmara relacionados à cultura negra. Em segundo lugar, a atividade será realizada dentro da Igreja São Benedito, importante espaço histórico e religioso representa a organização da comunidade negra no final do século 19 e início do século 20", explica Julia Madeira, fundadora do Rotas Afro.

Para participar, as inscrições gratuitas podem ser feitas na página da Escola do Legislativo: https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/inscricao/461.

O ROTAS AFRO

O Rotas Afro é uma referência de afro turismo no estado de São Paulo, com quatro roteiros pelo Oeste Paulista, o projeto também conta com ações educativas e um setor de tecnologia e inovação voltada à cultura negra, as atividades ganharam o Prêmio Talentos da Diversidade na Câmara de São Paulo em 2022.

As atividades tiveram início em 2019, com a Rota Afro Piracicaba, inicialmente guiada por Júlia e atualmente, conduzida em conjunto com a educadora, Malu Santana. No ano seguinte, iniciaram os estudos para o roteiro de Campinas, em 2022, a cidade de Vinhedo foi contemplada pelo projeto, ambas com apoio do historiador e Mestre em história da África, Guilherme Oliveira. Em março deste ano, o projeto foi inaugurado no município de Rio Claro.

O Rotas Afro também conta com um setor educativo, com o projeto Rota Afro nas Escolas, em parceria com o Instituto Terra Mater. A atividade adapta os roteiros turísticos para atender escolas, faculdades e centros de educação, contemplando a Lei 10639/13, que prevê o ensino da cultura e história afro-brasileira.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.