ARTIGO

Osteopenia e o papel do exercício na longevidade

Por Rogério Cardoso | 05/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min

A osteopenia é uma condição caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea, tornando os ossos mais frágeis e suscetíveis a fraturas. E segundo os últimos dados que possuem no Brasil, estima-se que pelo menos 20 milhões de brasileiros sofrem de osteopenia e osteoporose. Embora seja um estágio anterior à osteoporose, a osteopenia é o início de possíveis complicações futuras, especialmente em mulheres, que têm maior predisposição a essa condição devido às mudanças hormonais relacionadas à menopausa. Mulheres após os 40, atenção!!!

A prática regular de exercícios desempenha um papel fundamental na prevenção da osteopenia e no aumento da longevidade. Em um recente estudo intitulado “Exercise and the Prevention of Osteoporosis: A Systematic Review and Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials” que saiu no periodico International Journal of Environmental Research and Public Health mostra a importância dos exercícios na prevenção da osteopenia e como são essenciais para manter a saúde óssea e muscular, além de melhorar a qualidade de vida.

A atividade física principalmente os de força e de impacto podem desencadear adaptações positivas no organismo, como o aumento da densidade mineral óssea e a melhoria da resistência muscular. As formas como isso acontecem se dão pelo fortalecimento do sistema musculoesquelético onde os exercícios ajudam a manter a força muscular e a saúde óssea, reduzindo o risco de quedas e fraturas, que podem ser especialmente prejudiciais na terceira idade. Para vocês terem uma ideia, pelo menos 30% dos idosos no Brasil sofrem de queda pelo menos 1 vez ao ano.

As quedas em idosos podem ter consequências graves, como fraturas ósseas, especialmente no quadril, e outras lesões, que podem levar a problemas de mobilidade, hospitalizações e até mesmo óbito. Preste a atenção pois muitas quedas podem ser prevenidas por meio de medidas adequadas. Eu mesmo já fui em várias casas de alunos e idosos e adotei medidas de prevenção de quedas, evitar tapetes soltos, se possível, os tire, doe.... usar calçados adequados aqueles “tipo” Usaflex, usar um banco no banheiro para tomar banho e realizar atividades físicas regulares para fortalecer os músculos e melhorar o equilíbrio.

A prevenção da osteopenia e o aumento da longevidade podem ser alcançados por meio da prática regular de exercícios. O idoso precisa fazer exercício de força, seja ele qual for. Ao adotar um estilo de vida ativo e incorporar exercícios adequados em sua rotina diária, os envelhescentes podem desfrutar de uma melhor qualidade de vida e envelhecer de forma saudável e ativa. Cuide do seu osso! Até a próxima!

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.