SEGURANÇA

Semuttran instala câmeras que detectam veículos na região da Esalq

Câmeras visualizam veículos que acessam e saem para a avenida Comendador Pedro Morganti

Por Redação | 04/06/2023 | Tempo de leitura: 1 min
redacao@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

A Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) realizou a instalação de câmeras que detectam veículos nas proximidades da Esalq: duas nas alças das rotatórias, uma para visualizar os veículos que acessam a avenida Comendador Pedro Morganti e outra para veículos que saem da avenida Pedro Morganti. As alterações no sistema semafórico na região foram registradas neste sábado (3) e tiveram início na terça-feira (30). A intenção é melhorar o fluxo de veículos no local e as câmeras já estão funcionando.

“Essas câmeras substituem o laço detector, que é o sistema eletromagnético instalado no pavimento. Com esse sistema inteligente, se não houver veículos nas conversões no mesmo instante, o semáforo permanece livre, ou seja, sem necessidade de paradas desnecessárias, melhorando o tráfego. Passam pelo local cerca de 22 mil veículos por dia, portanto, com este sistema teremos melhoria na fluidez do trânsito", explicou Ricardo Piton, chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran.

Também fazem parte destes ajustes a retirada do semáforo situado na saída da Esalq, de modo que os veículos poderão se deslocar nos momentos em que o semáforo para a avenida Pádua Dias estiver vermelho.

Quanto aos semáforos para pedestres situados no entroncamento da avenida Pádua Dias com a avenida Comendador Pedro Morganti, eles serão mantidos e continuam operando com acionamento pelo botão, evitando, também, a parada desnecessária de veículos quando não houver pedestres aguardando para a travessia.

“Com o constante aumento de veículos em circulação na malha viária de Piracicaba, sempre há necessidade de ajustes no parque semafórico da cidade, principalmente se utilizando de inovações tecnológicas”, comentou a titular da Semuttran, Jane Franco, acrescentando que outros conjuntos semafóricos da cidade passarão por modernização, objetivando melhorar a fluidez dos veículos e da segurança dos pedestres.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.