CULTURA

Museu Prudente de Moraes recebe a exposição 'Pintando as Cartas de Martha Watts'

Exposição é formada por obras de arte que foram baseadas nas cartas enviadas pela missionária aos Estados Unidos entre 1881 e 1887

Por Roberto Gardinalli | 03/06/2023 | Tempo de leitura: 1 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

O Museu Prudente de Moraes recebeu na manhã de hoje (3) a exposição "Pintando as Cartas de Martha Watts". O evento é uma realização do Centro Cultural Martha Watts, e tem como objetivo fazer transformar em imagem os documentos escritos pela missionária e educadora norte-americana, entre os anos de 1881 e 1887.

A exposição é formada por pinturas, paisagens e retratos que foram baseadas no conteúdo das cartas que a missionária escreveu e enviou aos Estados Unidos. Os documentos trazem informações sobre as atividades do Colégio Piracicabano, além do dia-a-dia da Piracicaba do século 19, e citam o desenvolvimento acelerado da cidade na época.

Martha Watts passou vários anos no Brasil, e ficou conhecida como "semeadora de escolas", já que pelo menos três instituições metodistas de ensino teriam sido fundadas por ela. A primeira foi o Colégio Piracicabano, inaugurado em 13 de setembro de 1881. O colégio foi a primeira escola metodista do Brasil. Ela foi diretora da instituição de 1881 a 1886, de 1888 a 1892, e de 1894 a 1895.

Martha Watts nasceu em 1845, no estado americano do Kentucky, e morreu em 1910, aos 64 anos, no mesmo estado.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.