INTERCÂMBIO

Museu Prudente de Moraes participa da ação global #MuseumWeek

É o 9º ano consecutivo que o museu participa do evento que acontece de 5 a 11 de junho

Por Redação | 02/06/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Rosana Caramaschi

Pelo 9º ano consecutivo, o Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes participará da ação global #MuseumWeek, por meio das redes sociais Instagram, Facebook e Twitter. Neste ano, a iniciativa será realizada entre os dias 5 e 11 de junho, com foco nas relações entre cultura, ciência e preservação ambiental. O museu é mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Nesta semana, o Museu Prudente e todas as instituições culturais do mundo todo são convidadas a divulgar suas atividades, cotidiano e curiosidades por meio das redes sociais. A ação global permite o intercâmbio de informações entre os museus e seus visitantes. Os temas abordados serão: meio ambiente, avanços tecnológicos, alimentos, oceanos, inteligência artificial, patrimônios e energia renovável.

Maurício Beraldo, historiador do Prudente de Moraes, comenta sobre a participação no Museum Week. "O museu participa anualmente por se tratar de uma ação global, o que aumenta significativamente a visibilidade da instituição e o alcance com novos públicos".

O historiador ainda destaca que esta é uma oportunidade para que as organizações culturais abordem temas sociais e para que estimulem a percepção do público conectado compartilhando conteúdo histórico, científico e artístico ao longo da tradicional campanha 7 dias, 7 temas, 7 hashtags.

A programação inicia nesta segunda-feira (5) com o #MeioAmbienteMW, que Em reconhecimento ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a semana convida a todos para destacar as iniciativas ambientais dos museus e aumentar a conscientização sobre a importância de preservar nosso planeta.

Na terça-feira (6), a # Web3MW apresenta como é essencial para os trabalhadores de museu manterem-se a par dos últimos avanços tecnológicos, e traz explicações do que a web descentralizada, qual é a finalidade de possuir uma obra de arte que não pode ser exibida em sua sala de estar e se com a criação de um metaverso para os museus, as pessoas deixarão de vir visitá-los.

O #ComidaMW, na quarta-feira (7), por ocasião do Dia Mundial da Segurança Alimentar, junte-se aos museus do mundo inteiro e mostre o significado cultural, histórico e social dos alimentos.

No dia 8, quinta-feira, os museus podem usar seu conteúdo cultural para aumentar a conscientização sobre o papel crucial que nossos oceanos desempenham na saúde e no bem-estar do nosso planeta, com o tema #OceanosMW.

Na sexta-feira (9), o #iaMV mostra como à medida que avançamos na era digital, é cada vez mais importante que os museus se mantenham atualizados com os últimos avanços tecnológicos, especialmente na área da inteligência artificial. Além disso, também traz os questionamentos: O que é IA e como ela funciona? Como a IA está sendo usada hoje em dia nos museus? Quais são os benefícios de usá-la nos museus?

O penúltimo dia, no sábado (10), o #PatrimônioMW é referente ao Dia de abordar sobre Patrimônio Natural, Patrimônio Mundial e Patrimônio Cultural Imaterial. O tema mostrará como os Museus e instituições culturais têm um papel fundamental na preservação e divulgação desses importantes aspectos da história da humanidade.

No domingo (11), último dia, o #SolMW se dedica à sensibilização do público para a importância do sol e das formas de energia renovável.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.