VEM PRO HORTO

Horto de Tupi recebe a terceira edição da atividade Cinema e Trilha Noturna

Inscrições abrem amanhã (1º); atividade começa às 19h

Por Redação | 31/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

CCS/Prefeitura de Piracicaba

Na sexta-feira (2), a partir das 19h, acontece a terceira edição do Cinema e Trilha Noturna no Horto de Tupi. O evento é gratuito e aberto ao público, mas tem vagas limitadas; por isso, é necessário fazer inscrição pelo link https://bit.ly/cinemaetrilhanoturna. A realização é da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente).

A ação integra o programa Vem pro Horto, que é uma realização da Simap, em conjunto com o IPA (Instituto de Pesquisas Ambientais), FF (Fundação Florestal), OCA/Esalq/USP e Mostra Ecofalante, com o apoio da Guarda Civil, Semuttran (Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes) e TUPi Transportes. Esse evento ainda conta com apoio da Nas Nuvens Ecoturismo.

O cinema faz parte da Itinerância da 12ª Mostra Ecofalante de Cinema, que vai apresentar o filme Idade da Água, de Orlando Senna. O filme, de 2018, faz um alerta sobre a questão da falta de água no planeta e sobre a cobiça internacional pela Amazônia, o maior reservatório de água doce do planeta. Além de concentrar 20% da água potável do mundo, a Amazônia é a região com maior possibilidade de manter seus mananciais nas próximas décadas, graças à umidade de sua floresta. Com produção de Hermes Leal, o longa ganhou o prêmio principal de Melhor Filme da mostra competitiva oficial do Festival Internacional de Cine del Agua, na Argentina.

"A Mostra Ecofalante tem sido um importante espaço de popularização do cinema e do debate ambiental. Quando criamos essa conexão com as atividades do Vem Pro Horto, e com a realização de trilhas ecológicas, o intuito é contextualizar ainda mais as questões que são abordadas nessas produções. As últimas edições foram um grande sucesso de participação da comunidade", reforça Bruno Fernandes, educador ambiental da Simap.

Após a exibição do filme, será realizada uma trilha noturna pelo Horto, em parceria com a Nas Nuvens Ecoturismo, com saída às 20h45. A trilha é de nível fácil e tem percurso de 3km.

Os participantes devem levar lanterna, água e lanche, para um piquenique comunitário.

TRANSPORTE

Todas as edições do programa Vem Pro Horto contam com ônibus gratuito, por meio do apoio e parceria da Semuttran e TUPi Transportes. Para a sexta-feira, o ônibus sairá da plataforma B03, do Terminal Central de Integração (TCI), às 18h10, e pode ser pego em qualquer ponto de ônibus urbano durante o trajeto. O retorno do Horto será às 22h. O itinerário completo pode ser conferido em: https://encurtador.com.br/jwDU8.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.