COLEÇÃO

Fumep sedia a exposição “Caricast” do artista Érico San Juan

Caricaturas ficarão expostas no espaço até o mês de julho

Por Fernanda Rizzi | 31/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Divulgação

A Biblioteca da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) abre durante os meses de junho e julho a exposição “Caricast”, do caricaturista Érico San Juan, que exibe uma coleção de caricaturas elaboradas pelo artista especialmente para podcasts e programas de entrevistas veiculados no YouTube. Os horários de visitação são de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 22h30, e a entrada é gratuita.

As caricaturas expostas foram criadas para o podcast 45 do Primeiro Tempo, apresentado por Patrick Santos, bem como caricaturas produzidas para o Ilustre Podcast, do próprio autor dos desenhos. “O livro 45 do Primeiro Tempo tinha sido ilustrado por mim. Sugeri ao Patrick desenhar seus entrevistados do podcast para as capas do programa nas plataformas digitais. Fiz as caricaturas dos entrevistados do 45 do Primeiro Tempo em 2020, do episódio 15 ao 73”, conta Érico ao Jornal de Piracicaba. “Já a minha ideia de fazer caricaturas dos entrevistados de um podcast continuou no meu projeto, o Ilustre Podcast. Na maioria dos 66 episódios, de 2021 a 2023, desenhei meus próprios convidados e entrevistados”, completa.

Além disso, a exposição inclui desenhos de personalidades criados para o quadro do autor no programa de Fernando Vítolo no YouTube, onde atua ao lado de colunistas como Heródoto Barbeiro. “O Fernando Vítolo criou um programa com mais densidade e menor duração que os podcasts tradicionais. No começo de 2023, teve a ideia de inserir quadros de assuntos e colunistas variados, entre os quais o jornalista Heródoto Barbeiro. Ele conheceu o meu trabalho na internet e me chamou a fazer um dos quadros”, relata.

Foi então que Érico sugeriu que sei conteúdo fosse de breves comentários sobre as brasileiras, junto às caricaturas delas no final. “No programa, a criação não envolve somente as caricaturas, mas meus textos a respeito dos homenageados, as caricaturas que faço deles e até minha presença no vídeo, fazendo os comentários”, conta sobre a sua participação.

Dentre os caricaturados, entrevistados e homenageados nos podcasts, encontram-se figuras como o Maestro João Carlos Martins, os jornalistas Thiago Uberreich e Renato Peters, os músicos Alessandro Penezzi e Roberto Seresteiro, os escritores Ignácio de Loyola Brandão e Lya Luft, além do apresentador e diretor Antonio Abujamra e do músico e compositor Tom Jobim.

Para o artista, essa divulgação de suas caricaturas nos podcasts e programas na internet é uma busca por novos caminhos, para além das mídias tradicionais onde se desenvolveu, como os jornais, revistas, livros e exposições presenciais. “O futuro para o artista do século 21 é a integração à internet, uma busca por uma comunicação mais ampla, sem deixar de lado nossa arte e nosso humor”, finaliza.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.