ECONOMIA

Secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, visita empresários de Piracicaba

Por Ronaldo Castilho | ronaldo.castilho@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Alessandro Maschio/JP
Jorge Lima com o secretário da Semdettur, José Luiz Guidotti Junior
Jorge Lima com o secretário da Semdettur, José Luiz Guidotti Junior

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima esteve em Piracicaba, na manhã de ontem (31) para se encontrar com empresários da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). O encontro foi organizado pelo Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) e Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) com o apoio do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Coplacana.

Segundo o diretor-presidente da Elring Klinger e diretor executivo do Simespi, Fernando Petrolino a presença do secretário Jorge Lima é de extrema importância da Piracicaba. “O novo governo está querendo fazer uma união das indústrias, a indústria é muito forte, diante disso tem que ser articulada e estruturada. Com isso, o secretário está querendo fazer o encontro das indústrias para entender as necessidades das indústrias, e com esse direcionamento ele vai enviar os recursos para onde for necessário para ter uma indústria forte”, disse.

O secretário Jorge Lima disse que visitará os 645 municípios do Estado de São Paulo. “É um prazer estar em Piracicaba vou visitar todos os municípios do Estado, porque não consigo fazer políticas públicas sem conhecer a cidade. Sou empresário, sou executivo, não sou do mundo político, e o governador Tarcísio de Freitas sempre disse uma verdade é impossível fazer política sem conhecer a cidade, e Piracicaba tem um desenho estratégico, representa aproximadamente 3,2% do PIB do Estado, então tem um significado”, explicou.

Segundo o Jorge Lima, a ideia principal era montar 16 regiões administrativas para colocar foco por região, mas uma região grande como a administrativa de Campinas, terá que ser dividida. “Dessa forma estou criando uma região em Piracicaba, outra em Limeira, também em Americana, ou seja, vou ter que dividir e concentrar a região de Campinas só na metropolitana, pelo fato de ser grande e com uma variação enorme de mercado. Em Piracicaba temos a automobilística, metais, equipamentos, principalmente a região do agro, ou seja, não dá para fazer um desenvolvimento dentro do desenho que imaginamos, por isso estou feliz de estar em Piracicaba hoje”, salientou.

“Em seis meses de governo já trouxemos R$ 146 bilhões para o estado, a ideia é aumentar o PIB do estado com a visão por região ou microrregião, diante disso, tenho que olhar para as cidades menores que estão no entorno de Piracicaba, tenho que criar um desenho que inclua essas cidades, o principal esforço é conhecer essas cidades menores para saber das suas necessidades”, declarou.

O presidente da Acipi, Marcelo Cançado disse que o governo do Estado está bem próximo de Piracicaba. “Nunca tivemos um governo tão próximo de Piracicaba, como esse governo atual e acredito que o secretário Jorge Lima veio para trazer boas notícias e entender um pouco mais sobre a nossa cidade e região metropolitana, temos muito a fazer, muitos investimentos vindo principalmente das indústrias, então acredito que ele esteja vindo no momento importante e poder agregar mais para Piracicaba e região”, disse.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba, José Luiz Guidotti Júnior salientou que Piracicaba ficou lisonjeada com a presença do secretário Jorge Lima. “A presença do secretário mostra e reforça a importância que Piracicaba tem no cenário industrial no Estado e São Paulo e no país, reforça também a necessidade que temos de nos aproximar dos órgãos estaduais e federais, no momento que as indústrias passam por uma série de dificuldades, então a presença do secretário em Piracicaba reforça o compromisso que a cidade tem com o desenvolvimento econômico”, disse.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários