LEITURA

Projeto Viajando na Leitura recebe moções de aplausos

Projeto disponibilizou gratuitamente livros em geladeiras literárias nos terminais de ônibus da cidade

Por Redação | 25/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Guilherme Leite/Câmara Municipal

A realização do projeto Viajando na Leitura rendeu duas moções de aplausos ao IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e à APL (Academia Piracicabana de Letras), organizadoras do evento. As homenagens foram propostas pelo vereador licenciado Pedro Kawai (PSDB), através das moções nº 40 e 41/2023, entregues pelo vereador Paulo Nardino (PSDB), em cerimônia realizada na Sala da Presidência, nesta segunda-feira (22).

O presidente da APL, Vitor Pires Venconvsky, e o presidente do IHGP, Edson Rontani Jr., receberam as moções. O objetivo do projeto foi promover a leitura junto aos usuários do sistema de transporte coletivo de Piracicaba, através da disponibilização gratuita de livros em geladeiras literárias, instaladas em terminais de ônibus. O projeto também disponibilizou livros digitais para os passageiros através de QRCode. O projeto, que foi possível através de doações de livros por pessoas físicas e jurídicas, teve duração de três meses e terminou com um concurso literário.

“Esta homenagem tem o objetivo também de dar visibilidade ao projeto e serve de incentivo para que esse trabalho possa ter continuidade”, observou o vereador Paulo Nardino. “É uma sacada maravilhosa, aproveitar para disseminar a leitura enquanto o passageiro tem aquele tempo ocioso da espera pelo transporte coletivo”.

Edson Rontani Jr. destacou que, com o projeto, foi possível perceber que há uma carência das pessoas pelo livro físico. “Ainda existe essa necessidade de sentir o livro impresso, de ter contato com o conhecimento gerado pelo processo criativo”, afirmou. “Este é um reconhecimento público dos piracicabanos ao projeto e esta moção vai abrilhantar nossos acervos e ficar para sempre na memória”.

Para Vitor Pires Venconvsky, o projeto foi um sucesso e conseguiu mobilizar muitas pessoas. “O projeto só foi possível porque muitas pessoas e instituições auxiliaram. Isso mostra que quando se unem os esforços, conseguimos fazer coisas marcantes e significativas. Esta moção só nos anima para outros projetos”, colocou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.