ECONOMIA

Entidades de Piracicaba defendem redução da taxa de juros e que reformas saiam do papel

Pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que, em abril, o Brasil teve uma desaceleração na atividade econômica

Por Nani Camargo | 24/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Arquivo/JP

No Dia da Indústria, Piracicaba se destaca por seu potencial diversificado
No Dia da Indústria, Piracicaba se destaca por seu potencial diversificado

Os índices em torno da atividade industrial andam pouco animadores. A expectativa é de Erick Gomes, presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras).

Pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que, em abril, o Brasil teve uma desaceleração na atividade industrial, queda no emprego e estoques elevados, resultado dos juros altos e da pouca confiança dos empresários em investir diante da atual conjuntura. "Ainda assim, a indústria de Piracicaba e região pode comemorar o relacionamento sempre harmonioso e respeitoso com o Sindicato dos Metalúrgicos, que se reflete no desenvolvimento e diversificação do nosso parque fabril ao longo dos anos. Podemos comemorar a existência de centros de pesquisa, instituições de ensino de elevada reputação e escolas de renome voltadas à produção do conhecimento e à capacitação da nossa mão de obra", cita Gomes.

É também motivo para comemoração, segundo ele, "a capacidade de mobilização dos empresários do setor industrial, sua flexibilidade e criatividade. Durante a pandemia, a indústria e o sindicato dos trabalhadores se mobilizaram rapidamente para garantir o menor impacto possível sobre a produção e o nível de emprego", conclui.


INCENTIVOS

O JP questionou quais incentivos a indústria precisa atualmente? "Em nível nacional, a redução da taxa de juros seria um bom começo. Também esperamos por uma reforma tributária, mas acreditamos que uma reforma administrativa seja fundamental para ‘enxugar’ a máquina pública e reduzir despesas. Em nível municipal, o prefeito pode, primeiramente, cuidar dos distritos industriais que já existem. Estamos trabalhando há tempos pelas obras de recapeamento do Distrito Unileste, o mais antigo da cidade. O Simespi contratou uma empresa para fazer um levantamento e orçamento para as obras. Conseguimos verbas parlamentares e a obra foi incluída no plano de recapeamento elaborado pela prefeitura", declara.

Ele diz que a falta de áreas para a instalação de indústrias também é um desafio para o poder público. "O prefeito Luciano Almeida tem se dedicado a encontrar soluções. A capacitação de mão-obra é mais um aspecto a merecer um olhar mais atento do poder público e do próprio setor. O Simespi está se mobilizando por meio do projeto Indústria do Amanhã, feito em parceria com o Sindicato dos Metalúrgicos, Senai, Exército de Formiguinhas e Diocese de Piracicaba. Estamos proporcionando capacitação a 80 jovens de comunidades carentes que, com certeza, conquistarão maior chance de conseguir emprego qualificado nas indústrias da cidade e região".

 

ACIPI

O JP também ouviu a Acipi, neste Dia da Indústria. Para Marcelo Cançado, presidente da entidade, as expectativas apresentadas em todo o Brasil são de crescimento tímido para a economia. "Isto porque as taxas de juros elevadas devem continuar a inibir as atividades econômicas. Sabemos que a desaceleração da economia não prejudica todos os setores da mesma forma. O agronegócio, por exemplo, tem se destacado. Por outro lado, os segmentos de bens duráveis e serviços têm sofrido com a redução do consumo familiar, como consequência da oferta de crédito mais cara e escassa. Por isso, uma das medidas para um cenário local mais positivo é oferecer suporte para as pequenas e médias empresas, para que possam continuar a gerar empregos. Medida que tem sido tomada pela ACIPI, que atuam na orientação e no suporte aos associados do comércio, indústria e serviços de Piracicaba", declarou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.