RESGATE

Documentário musical 'Memória Musical Caipira' é lançado amanhã no Sesc Piracicaba

Obra é resgate histórico musical de composições criadas entre 1913 e 1932 por autores do interior paulista

Por Redação | 23/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min

Robson PeqnoH

Registro documental que tem como personagens principais os centenários cadernos preenchidos com partituras manuscritas
Registro documental que tem como personagens principais os centenários cadernos preenchidos com partituras manuscritas

Dirigido pela cineasta e documentarista Bruna Epiphanio, "Memória Musical Caipira", que será lançado Sesc Piracicaba amanhã (24), às 20h, é um registro cinematográfico documental que têm como personagens principais os centenários cadernos de partituras manuscritas de autores que viveram na cidade de Piracicaba no início do século 20.

Entre notas, dedicatórias e apontamentos, eles foram sobrevivendo aos anos, mudando de lar, até serem redescobertos na casa do violonista Sérgio Belluco.

O filme registra lembranças e depoimentos de músicos e historiadores que tiveram relação com os autores e as obras presentes neste arquivo. E embora seja de um tempo distante cronologicamente, é familiar, pois evoca um cenário afetivo eternamente presente em um consciente coletivo de várias gerações e que finalmente se cristaliza em imagens e música.

O roteiro do documentário foi escrito pelos músicos Saulo Ligo e André Bertini em parceria com a diretora e narra a viagem deste acervo, questionando a maneira pela qual essas partituras e a própria música circulavam há mais de cem anos, antes da gravação e do rádio, além de abordar as formas que as memórias presentes nos cadernos afetaram e ainda afetam a construção musical, afetiva, sócio-cultural do entorno por onde passaram.

O documentário virá acompanhado de uma série de outros lançamentos (3 discos digitais e 1 songbook de 45 obras presentes no acervo), é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do PROAC (Programa de Ação Cultural) e tem as participações dos músicos Sérgio Beluco, Alessandro Penezzi, Nailor Proveta, Marco Abreu e do historiador Cecílio Elias Netto, entre outros.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.