CONCERTO

OSP se apresenta no Nossa Senhora dos Prazeres com a presença do compositor Marcus Viana

Músico mineiro é conhecido por criar a trilha sonora de alguns clássicos da teledramaturgia

Por Roberto Gardinalli | 20/05/2023 | Tempo de leitura: 1 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) se apresentou no Santuário Nossa Senhora dos Prazeres, em Piracicaba, na noite deste sábado (20). Em duas sessões, a orquestra tocou quatro obras incluindo "Requiem Padre Kolbe", do polonês Wojciech Kilar, que fez parte da trilha sonora do filme "O Show de Truman", estrelado por Jim Carrey, além de "Danças Laquianas" números 1, 2 e 6, do compositor tcheco Leoš Janá?ek, e "Sinfonia N° 1 em ré menor", do norte-americano Charles Ives.

Além das peças apresentadas, o solista Marcos Kiehl tocou "Divertimento para flauta, cordas e percussão", do compositor mineiro Marcus Viana, que acompanhou a execução da obra. Segundo o músico, antes da execução, ele e o maestro Knut Andreas trabalharam em algumas adaptações para a Orquestra. “Fiquei muito feliz. Fizemos um trabalho prévio de adaptar a obra com algumas coisas que estavam faltando. Originalmente ela foi escrita para cordas e flauta, e ele quis a percussão também. Então, eu escrevi a percussão”, disse o compositor. “É uma emoção muito grande. Eu estava em São Paulo e não ia perder a Orquestra tocando a minha obra pela primeira vez em Piracicaba. E eu queria conhecer o trabalho dele”, completou Viana.

Marcus Viana é o compositor de algumas trilhas sonoras famosas da teledramaturgia brasileira, como Pantanal, A história de Ana Raio e Zé Trovão, A casa das sete mulheres, Chiquinha Gonzaga, Xica da Silva, O Clone, Terra Nostra, América, Sob o Sol e Olga.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.