DIVERSIDADE

Biblioteca Municipal recebe amanhã a peça ‘Rogério, venha ver a travesti!’

Monólogo convida à reflexão sobre a diversidade sexual e suas expressões

Por Fernanda Rizzi | 19/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.combr

Divulgação

Amanhã (20), às 17h, a Biblioteca Pública Municipal “Ricardo Ferraz de Arruda Pinto” recebe o espetáculo teatral “Rogério, venha ver a travesti!”, com o ator Anselmo Figueiredo e direção de Carlos ABC. A atração acontece no anfiteatro Alceu Maynard Araújo do espaço e a entrada é franca. A realização é do Coletivo Teatral LGBTQIA+ da ONG Casvi, com apoio Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

A obra apresenta a Drag Queen Lily Butterfly, que recebe um pequeno público que está na casa do Cido, uma pessoa transgênero, para visitá-lo. Depois de recepcionar o público e dar sua opinião sobre seu modo de vida, a hostess pede que as pessoas entrem, em silêncio, no seu quarto.

Cido é um morador de um bairro de periferia que vive sozinho na casa onde nasceu, porém acredita que seus irmãos e irmãs mais novos ainda vivem com ele. Além de falar sobre a discriminação que sofreu e sobre seu modo de vida, Cido gosta de contar como é sua relação com as pessoas do bairro em que mora, sua profissão, seus desejos, sonhos, medos e angústias. Ele relata para o público, em cenas que se misturam entre realidade, lembranças do passado e delírio, a forte identificação com sua mãe, já falecida, e com Rogério, suposto meio irmão, por quem ele espera durante toda encenação.

Após a apresentação haverá um bate-papo sobre processo de produção do espetáculo e a construção das personagens com o ator Anselmo Figueiredo; Malu Malu do Movcasp (Movimento Capivari sem Preconceito); e Kacau Vitio, do Coletivo Trans da ONG Casvi (Centro de Apoio e Solidariedade à Vida).
O monólogo também integra o Projeto Outras Cores do Arco Íris, no qual o Coletivo Teatral LGBTQIA+ da ONG Casvi convida o público a uma interessante reflexão sobre a Diversidade Sexual e suas diferentes expressões, propondo um olhar sobre outras cores do arco-íris, através da história de vida de pessoas que possuem uma orientação sexual e identidade de gênero diferente do padrão cis heteronormativo e binário de gênero, e que não fazem parte do movimento social
LGBTQIA+ organizado.

Além disso, o espetáculo teatral também acontece em alusão ao Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, comemorado em 17 de maio, no Brasil e no estado de São Paulo. Em 2010 foram instituídos o Dia Nacional e o Dia Estadual de Luta contra a Homofobia, através de Decretos do Poder Público. Em Piracicaba, em 2011, por meio de Decreto do Legislativo Municipal, foi instituído o Dia Municipal de Combate a Homofobia. O espetáculo possui a classificação para maiores de 14 anos. Mais informações podem ser conferidas pelo contato (19) 3433-3674.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.