LEMBRANÇAS

Professor lança obra sobre visita aos Estados Unidos dos formandos de 1961 da Esalq

Epaminondas Sansigolo de Barros Ferraz é autor de “Crônica de uma grande excursão”, que será lançado no dia 20 de maio

Por Fernanda Rizzi | 11/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Arquivo Pessoal

Formandos de 1961 embarcando para Washington
Formandos de 1961 embarcando para Washington

No próximo sábado (20), às 10h, a Biblioteca Pública Municipal "Ricardo Ferraz de Arruda Pinto" cede o espaço para o lançamento do livro “Crônica de uma grande excursão”, de Epaminondas Sansigolo de Barros Ferraz, que transformou um diário de excursão dos alunos da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz") aos Estados Unidos. A obra integra o mês de maio da coleção 2023 do IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba). No dia serão distribuídos gratuitamente 100 exemplares da obra.

A obra conta sobre a visita dos formandos da turma de 1961, que na época, estavam se mobilizando para a viagem dos sonhos aos Estados Unidos. A viagem foi possível por meio de um pai dos alunos e do programa norte-americano “Boa Vizinhança” de Washington, que tinha sido implementado há alguns anos na América Latina para preservar a hegemonia norte-americana na região.

No território estadunidense, os alunos realizaram Visitas de interesse da profissão que decidiram abraçar: agricultura, engenharia, economia rural, mecanização, automação, entre outras. O autor também relembra que os estudantes viajaram durante 25 dias, de norte ao sul do país e, também, tiveram a oportunidade de serem recebidos pelo Secretário da Agricultura, Mr. Freeman, da gestão do presidente John Kennedy.

O professor Epaminondas conta que a ideia de transformar o diário em uma obra veio após remexer seus guardados e encontrar o manuscrito junto com as fotografias e documentações. “Como chefe da delegação eu tinha a responsabilidade de prestar contas à Esalq quando do nosso retorno, então fui guardando os comprovantes e colecionando papeis documentais e muitas fotografias. Em 2011, passados 50 anos, em conversa com alguns ex-comandados, me propus a colaborar com um álbum que seria organizado pelo Estellita, um dos participantes, como de fato foi. Há dois anos, remexendo meus guardados, encontrei o manuscrito junto com muitas fotografias e toda documentação. Como membro do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, percebi logo o valor do que tinha feito, principalmente que, depois de 60 anos, tudo havia mudado, a cidade, a Escola, os hábitos, etc., que estávamos perdendo parte da memória da cidade. Então resolvi reescrever o texto original, juntar parte da documentação, escolher algumas fotos e entregar ao IHGP para apreciação”, explica.

Epaminondas também deixa claro que a mensagem da obra é: “olhar para o passado recente e ver quanta coisa boa perdemos sem necessidade de comprometer o futuro”.

Além disso, o autor também relata em como foram anos excelentes como professor na instituição e que, se pudesse, faria tudo de novo. “Frequentei regularmente a Esalq durante 55 anos: 5 como estudante, 30 como professor e mais 20 como pesquisador convidado, tendo obtido todos os títulos da carreira. Sem contar as inúmeras vezes que, quando criança, lá ia de bonde para ver patinhos no lago e depois, já no colegial, para praticar esportes”, relembra.

O AUTOR

Piracicabano, Epaminondas Sansigolo de Barros Ferraz graduou-se na Esalq/USP em engenharia agronômica no ano de 1958. Trabalhou um ano na indústria metalúrgica e depois foi contratado como professor junto ao Departamento de Física e Meteorologia da Esalq. Como estudante praticou diversos esportes e se destacou no salto em altura, modalidade na qual foi campeão universitário pela AAALQ, regional (por Piracicaba) e estadual pelo São Paulo F. C., tendo ainda defendido as seleções paulista e brasileira universitária.

Colaborou, desde o primeiro instante, na fundação do Cnena e depois na sua refundação, o atual Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura), onde criou o curso de Introdução à Energia Nuclear na Agricultura e o curso de pós-graduação em Energia Nuclear na Agricultura ao nível de mestrado e posteriormente de doutorado.

No governo federal atuou como assessor da Cnen (Comissão Nacional de Energia Nuclear), do CNPQ (Conselho Nacional de Pesquisas), na Diretoria do Ensino Superior do Ministério da Educação e Cultura para a reforma do ensino superior, como perito na Polícia Federal e na Agência Nacional de Saúde como assessor.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.