LITERATURA

Alunos e docentes criam ‘Geladoteca’ para leitura

Segundo o professor de filosofia, Élcio Maichacki, um dos idealizadores da atividade, a nova biblioteca traz os Deuses da Grécia Antiga como uma referência

Por Fernanda Rizzi | 11/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Alessandro Maschio/JP

Ação recebe a mitologia grega como tema e referência
Ação recebe a mitologia grega como tema e referência

Por fora, apenas uma geladeira comum. Por dentro, um mundo mágico inspirado na mitologia grega. O projeto “Geladoteca” é o mais novo projeto criado pelos alunos e docentes da Escola Estadual Dionetti Callegaro Miori, com o objetivo de estimular a leitura, trazer conhecimento e exercitar o intelecto para que os estudantes possam se empoderar mais no que se propõem em fazer ou estudar.

A diretora da escola, Andreia Cristina Mainardis, conta que a geladeira foi desativada da instituição e, como a biblioteca tem um espaço difícil ao acesso dos alunos, os docentes resolveram unificar ambas. “A inauguração da Geladoteca foi um show e muito gratificante porque houve um resgate de toda a leituraeescrita aos alunos. Promovemos teatro, apresentações e, também, a recuperação e a importância da leitura enquanto ser humano na relação social, afetiva e educacional”, relata.

Já as tintas foram compradas pela instituição para os alunos pudessem decorar e os livros são frutos de doações, que inclusive, qualquer interessado dentro ou fora da escola pode colaborar. “Na Geladoteca há um pouco de tudo, como gêneros narrativos, líricos, dramáticos, contação de histórias, poesias, romances e filosofia”, conta o professor.

Segundo o professor de filosofia, Élcio Maichacki, um dos idealizadores da atividade, a nova biblioteca traz os Deuses da Grécia Antiga como uma referência. “Na Grécia Antiga foi quando o homem cria Sophie (a filosofia), que gera e dá à luz a todas as outras ciências que se tornam suas filhas, como a matemática, literatura, biologia, química, física, arte, história, geografia, entre outros. A partir daí, queremos mostrar que qualquer mortal também pode ter poderes parecidos como os dos deuses. Basta estudar, ler muito e se empoderar naquilo que tem vocação. Por exemplo, quem estuda biologia marinha, irá se empoderar nos conhecimentos dos oceanos e assim como o Deus Poseidon, também saberá sobre a força das ondas e os maremotos no fundo dos oceanos”, explica o docente sobreaforma do incentivo e ao resgate de como nasce todas as disciplinas escolares.

Ao todo os 700 estudantes compondo o Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram da iniciativa. A aluna Mirela Victória do Santos, do Ensino Médio, conta que foi um evento muito importante para a escola e os alunos. “A atividade ajuda os alunos na interpretação e no conhecimento porque a leitura é isso, é o empenho que, nós, alunos, desenvolvemos”, conta. “Os professores mostram como se preocupam com essa parte da leitura. Foi bem legal”, conclui ela.

Já o aluno Cauã Roberto Pula, também do Ensino Médio, acredita que a Geladoteca traz uma consciência de aprendizado junto com a educação. “A leitura nos ensina como ser uma pessoa melhor eéaprincipal ferramenta para aprendermos coisas novas. Nem tudo aprendemos somente pelos vídeos,aleitura passa uma boa abordagem para nos tornamos mais cultos”, relata.

A Geladoteca ficará instalada no pátio da instituição para o fácil acesso aos alunos. “Estamos muitos felizes com esses trabalhos e percebemos que os alunos estão tirando muito proveito desse momento. Que esse seja o primeiro em relação aos projetos de leitura”, diz a diretora.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.