MORTE

Rainha do rock brasileiro, Rita Lee, morre aos 75 anos

Por Ronaldo Castilho | ronaldo.castilho@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução
Rita Lee foi a rainha do rock brasileiro
Rita Lee foi a rainha do rock brasileiro

Morreu nesta segunda-feira (8), em sua residência em São Paulo, a rainha do rock brasileiro, Rita Lee. A família da cantora divulgou um comunidado nas redes sociais dela. "Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite de ontem, cercada de todo amor de sua família, como sempre desejou".

O velório será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, com início na quarta-feira (10), das 10h às 17h.

Rita Lee Jones de Carvalho, nasceu em São Paulo, 31 de dezembro de 1947, conhecida como Rita Lee, foi uma cantora, compositora, multi-instrumentista, atriz, escritora e ativista brasileira. É conhecida como a “Rainha do rock brasileiro”. Rita alcançou a marca de 55 milhões de discos vendidos, sendo a quarta artista mais bem-sucedida neste sentido no Brasil, atrás de Tonico & Tinoco, Roberto Carlos e Nelson Gonçalves. Ela construiu uma carreira que começou com o rock mas que ao longo dos anos flertou com diversos gêneros, como a psicodelia durante a era do tropicalismo, o pop rock, disco, new wave, a MPB, bossa nova e eletrônica, criando um hibridismo pioneiro entre gêneros internacionais e nacionais.

Rita é uma das mulheres mais influentes do Brasil, sendo referência para aqueles que vieram a usar guitarra a partir de meados dos anos 1970. Ex-integrante do grupo Os Mutantes (1966–1972) e do Tutti Frutti (1973–1978), participou de importantes revoluções no mundo da música e da sociedade. Suas canções, em geral regadas com uma ironia ácida ou com uma reivindicação da independência feminina.

Em 1976, começou um relacionamento amoroso com o guitarrista Roberto de Carvalho, que desde então tem sido o parceiro da maioria de suas canções. Tiveram três filhos, entre eles Beto Lee, também guitarrista, que acompanhava os pais nos shows.

Em maio de 2021, ao realizar um exame de saúde de rotina, foi diagnosticada com um tumor primário no pulmão esquerdo, aos 73 anos de idade. Dois anos depois, é anunciado a sua morte pela família, em suas redes sociais.

Comentários

Comentários