RMP

Praça das Bandeiras é inaugurada no Parque da Rua do Porto com a presença de prefeitos

Por Ronaldo Castilho | ronaldo.castilho@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 3 min
Alessandro Maschio/JP
As bandeiras representando o Brasil, Estado de São Paulo e os 24 municípios da RMP foram hasteadas na praça da Bandeira
As bandeiras representando o Brasil, Estado de São Paulo e os 24 municípios da RMP foram hasteadas na praça da Bandeira

Com a presença dos prefeitos das cidades da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), foi inaugurado na manhã de ontem (5), no Parque da Rua do Porto – João Herrmann Neto, a praça das Bandeiras, uma homenagem aos 24 municípios que integram a RMP. As bandeiras estão instaladas ao redor do chafariz, ao lado do Marco da Paz. O foco da inauguração do a criação do transporte metropolitano que ligaria as cidades da RMP e também a criação da autarquia que seria à ligação entre o governo do Estado e os municípios da RMP.

O prefeito Luciano Almeida (sem partido) enfatizou a importância da inauguração da praça das Bandeiras. “É importante ter o marco que consolida todas as futuras gerações, todas as 24 cidades representadas, que não há diferença entre elas, que somos todos iguais, e todos com o intuito de fazer o bem para região. É uma sinalização de respeito aos municípios que pertencem a região metropolitana, e lembrar que naquele local, está representado a região que é uma das mais importantes do Brasil”, enfatizou. “A agência de desenvolvimento e o fundo metropolitano é o que tem que acontecer agora, sem essas duas ferramentas não conseguimos desenvolver muitas coisas”, disse.

O deputado estadual Alex de Madureira (PL) falou sobre a possível criação do transporte metropolitano de Piracicaba. “Estive na quinta-feira, (4), na secretaria do Estado de Transportes Metropolitanos, com o secretário Marco Antônio Assalve, falamos sobre a criação do transporte metropolitano urbano e intercidades como funciona em outras cidades como a região metropolitana de São Paulo, ligando as cidades do entorno de São Paulo, como funciona na região metropolitana de Sorocaba, Ribeirão Preto, a ideia é trazer para Piracicaba a ligação entre as cidades com uma tarifa única, as empresas de transportes se cadastram, se credenciam para participar desse transporte que é organizado pela Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) e pela secretária de Transportes Metropolitanos no Estado de São Paulo, esse é um dos desafios desse novo mandato que iniciei no dia 15 de março desse ano”, explicou.

O prefeito de Saltinho, Helinho Bernardino falou da importância da inauguração da praça das Bandeiras. “É um momento importante, as cidades da região estão se unindo para que possamos tomar as ações em conjunto, para Saltinho que é uma cidade de porte pequeno, é importante porque ganhamos força para entrarmos no governo do Estado e Federal, para dar sequência nas ações da cidade. Essa praça em Piracicaba, é um marco da união das 24 cidades, para que em conjunto possamos ter ações mais efetivas para cidades da região”, disse.

“Saltinho é uma cidade filha de Piracicaba, Saltinho era um distrito que se tornou cidade, em maio completamos 31 anos de emancipação, sofremos muito com transporte público, Saltinho depende de Piracicaba, muitos saltinhenses trabalham em Piracicaba, e o transporte é muito importante, a Artesp suspendeu o transporte intermunicipal, e Saltinho segue agora fazendo o transporte dele, porém se conseguimos fazer um trabalho em conjunto, que o transporte seja metropolitano”, declarou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários