REFERÊNCIA

Com 117 anos de história, Banda União Operária de Piracicaba revelou talentos na música

Corporação, criada em 1906, fez aniversário no dia 1º de Maio

Por Fernanda Rizzi | 04/05/2023 | Tempo de leitura: 4 min

Divulgação

União Operaria ensaia todas as quintas e sextas na sede, no Centro de Piracicaba
União Operaria ensaia todas as quintas e sextas na sede, no Centro de Piracicaba

A 1ª e 2ª Guerra Mundial, Revolução de 1932, o Regime Militar no Brasil e a pandemia da Covid-19 são apenas alguns dos tantos momentos da história vivenciados pela Corporação Musical União Operária, que completou 117 anos no último 1º de maio – Dia do Trabalhador - e serviu de base à profissionalização de diversos músicos de Piracicaba, que hoje tocam em diversos grupos.

A banda, criada em 1906, realiza apresentações regulares em Piracicaba, principalmente em datas comemorativas, e recebe recursos da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), devido à Lei Municipal 8.208/15, além de doações de pessoas físicas e jurídicas.

O subsídio do município à Corporação Musical União Operária, enfatiza o secretário da Semac e de Governo, Carlos Beltrame, é um bom exemplo de como a Prefeitura de Piracicaba valoriza e investe em formações artísticas que fomentam a vida profissional de muitas pessoas.

"A Corporação Musical União Operária oferece cultura e é também uma oportunidade para se profissionalizar na música. É uma 'escola' com tradição, com músicos experientes para ajudar no desenvolvimento técnico na música instrumental. Ganha a cidade, com as belas apresentações da banda, e ganha os integrantes, que passam por capacitação e desenvoltura no ofício com um time de respeito".

Segundo o maestro Jonatas Dionísio, há 9 anos à frente da banda, a Corporação Musical União Operária é formada atualmente por cerca de 80 músicos, divididos em duas turmas, a pedagógica, com integrantes em início de aprendizado de leitura de partituras, e a artística, que reúne pessoas experientes nos respectivos instrumentos. Oswaldo Novello é o atual presidente da instituição.

Pessoas de diversas idades, acima dos 10 anos de idade, e de várias regiões da cidade participam da União Operária. "São cidadãos de Piracicaba. Acima de 10 anos e sem critérios de experiência ou não na música. São pessoas que trabalham no comércio, indústria e outros que buscam viver de música", conta o maestro.

Atualmente os grupos da União Operária estão formados e novas vagas dependem da desistência dos atuais integrantes.

O maestro cita alguns integrantes que, hoje, continuam o estudo formal no segmento. Ele cita os trompetistas Lucas Henrique Barbosa, que atualmente está no Conservatório de Tatuí, e Renan Carcanholo Dílio, prestes a se formar músico pela Universidade de Campinas (Unicamp).

Tem também o tubista Roberto Bonfim, que toca em bandas de jazz tradicional da cidade e região, além do baterista Felipe Rosário de Souza, que toca profissionalmente em grupos musicais instrumentais e também estuda no Conservatório de Tatuí.

Já o trompetista Nagib Tarek Viana é hoje trompetista da Orquestra Educacional Piracicaba e também se apresenta com formações de jazz, enquanto a flautista Giovana Carcanholo Dilio estuda na requisitada Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim.

PROFISSIONALIZAÇÃO

O maestro Jonatas ainda lembra de ex-integrantes da Corporação Musical União Operária que são músicos profissionais, graças aos anos de aprendizado e apresentações pela banda.

Jhenifer Nayara Alonso Costa, flautista, ganhou uma bolsa de estudo de música na Dinamarca e está atualmente na Europa para adquirir mais bagagem profissional. Leonardo Ramos dos Santos, saxofonista, hoje é professor de música, além de músico da banda Monalisa. Jonathan Lopes Oliveira, flautista, é solista da Orquestra de Rio Claro, enquanto Mirielle Deo Ribeirto é atualmente professora de música.

Augusto Vechine, saxofonista e flautista, hoje é professor de música e saxofonista em vários grupos de música popular e big bands da cidade e região. Já Ismael Brandão, trompetista, passou pela banda e hoje faz participação na (OSP) Orquestra Sinfônica de Piracicaba, é professor em escolas e faculdades, além de apresentações em orquestras pelo Brasil, Estados Unidos e Europa.

Mais um que começou na União Operária é Leandro Oliveira, atualmente solista da (Osesp), Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

SEDE PRÓPRIA

Os ensaios acontecem todas as quintas e sextas-feiras na rua Santo Antônio, 502, no Centro da cidade. "Retribuímos a gratidão ao município e à Prefeitura de Piracicaba por meio da cultura, da música. A Corporação Musical União Operária é um autêntico patrimônio da cidade", ressalta o maestro Jonatas. As próximas apresentações da banda serão na Festa do Divino Espírito Santo, em julho, no largo dos Pescadores, e no dia 13/8, Domingo do Dia dos Pais, em local a ser confirmado.

A corporação já se apresentou nos estados de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, além de muitos municípios brasileiros. Em 1968, a União Operária se apresentou na Espanha, no Concurso Internacional de Bandas. Foi a única corporação musical da América Latina a trazer um troféu daquela participação.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Livaldo Aparecido Degásperi
    05/05/2023
    Que saudades dos tempos em que eu era criança e no Bairro São Dimas meu pai me levava para ver a apresentação da U.O. Também tenho comigo o LP que entendo como herança de meu pai que já faleceu há alguns anos. Está com alguns riscos mas dá para ouvir bem. Nele há obras musicais em homenagem á Família Dedini. Amo demais e me emociono, chego a ir ás lágrimas quando ouço. Parabéns aos que estão á frente dessa maravilhosa Banda União Operária.