NOITE MUSICAL

Tenor Jean William se apresenta ao lado do pianista Wesley Barreto em Piracicaba

Apresentação celebrará a reabertura do prédio da Società Italiana

Por Fernanda Rizzi | 04/05/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Fernando Mucci

Jean William já se apresentou em eventos culturais de Piracicaba
Jean William já se apresentou em eventos culturais de Piracicaba

Neste sábado (6), às 20h, na Società Italiana (rua Dom Pedro I, 781, Centro), o tenor Jean William se apresenta ao lado do pianista Wesley Barreto, com o espetáculo “Noite Musical”.  O evento celebrará a reabertura do prédio que abriga a Società, que além de tombado e considerado um dos principais patrimônios históricos da cidade, também estimula e reforça a cultura local. Os ingressos custam no valor de R$ 80,00 e podem ser comprados por meio do WhatsApp: (19) 97138-1871.

Com um repertório repleto de músicas italianas das principais áreas e canções napolitanas e interpretadas por tenores, o público pode esperar muita emoção nesta noite especial. “Será um reencontro com o público da Società, um lugar que eu já frequento há bastante tempo, e que tenho um carinho enorme e amizade. Certamente, uma noite de festa merece os clássicos Italianos para celebrar esse momento”, conta o tenor ao JP.

A parceria de Jean William e Wesley Barreto já existe há quase 20 anos. “Wesley é um pianista maravilhoso. É um prazer dividir o palco com ele todas as vezes. É um artista que me deixa seguro para eu fazer o que quiser no palco. Com ele, sei que eu estou coberto com um músico de altíssimo nível, formação e muita sensibilidade”, comenta.

Além disso, Jean William já é de casa! Esteve inúmeras vezes em Piracicaba, se apresentou na Società Italiana, no Festival de Música de Piracicaba e participou da temporada de concertos da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba). “Já tenho uma relação intima com a cidade e com o seu centro cultural. O público já está acostumado com o Jean William”, brinca ele.

O artista, além de suas apresentações, também traz um legado consigo: a arte é um instrumento de transformação social e que pode mudar vidas. Para ele, a arte por meio da música erudita veio como essa ferramenta de transformação. “Venho de um lugar muito humilde, pobre e com pouco acesso. A música erudita foi o passaporte que me abriu portas para o mundo inteiro e me levou para mais inesperadas situações, como cantar para o Papa Francisco, ao lado do Príncipe de Mônaco, Laura Pausini, ser descoberto pelo maestro João Carlos Martins e ser apresentado no Lincoln Center de Nova York, gravar discos e livros contando a história de minha vida”, ressalta.

“Certamente, a música erudita revolucionou a minha trajetória e quero a cada dia mais poder contar essa história, dar exemplo e inspirar mais jovens de nosso país, colocando a minha história a serviço do trabalho social”, finaliza Jean.

O ARTISTA

Jean William nasceu em Sertãozinho, viveu em Barrinha e foi criado pelos avós. Com o avô, boia-fria, autodidata em violão, violino e acordeão, ouvia e aprendia música. Começou a cantar aos 8 anos, no coral da igreja. Daí em diante, não parou mais e formou-se em Canto e Arte Lírica pela ECA-USP.

Descoberto aos 23 anos pelo maestro João Carlos Martins, seu grande incentivador, já conquistou plateias em renomados teatros, interpretando óperas, recitais, concertos e shows em casas como Avery Fisher Hall/Lincoln Center de Nova York, Alla Scala de Milão, Sala São Paulo, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Theatro Municipal de São Paulo, Theatro Amazonas, Theatro da Paz em Belém do Pará, e em países como Argentina, Emirados Árabes, Itália, Portugal, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai e Suíça. Destacam-se ainda, apresentações prestigiadas como na Opera De Montecarlo a convite do Príncipe de Mônaco e para o Papa Francisco no Rio de Janeiro para um público de mais de 2,5 milhões de pessoas.

Possui um álbum intitulado “Dois Atos” além de inúmeras parcerias no palco com artistas de prestígio internacional como Laura Pausini, Luciana Serra, Sandy, André Mehmari, Nelson Ayres, Mônica Salmaso, entre outros. Em sua cidade natal empresta seu nome ao Anfiteatro Municipal da cidade, o que muito orgulha e enaltece sua trajetória.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.