SEM FRONTEIRAS

IHGP encaminha obras piracicabanas para a Biblioteca Nacional dos EUA

Ação reforça como a história de Piracicaba está se expandindo cada vez mais

Por Da Redação | 04/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Nikki Kahn/The Washington Post

Biblioteca Nacional do Congresso Norte-Americano é uma das maiores do mundo
Biblioteca Nacional do Congresso Norte-Americano é uma das maiores do mundo

O IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) encaminhou recentemente suas obras impressas para serem catalogadas na Biblioteca Nacional dos Estados Unidos. O envio foi realizado para a sucursal da entidade situada no Rio de Janeiro e integrará a seção de publicações latino-americanas.

Foram enviados exemplares de livros publicados pelo IHGP como “Piracicaba Antiga - A foto e a história” de autoria do jornalista e presidente da entidade Edson Rontani Júnior e “As luzes do vale - rememorações piracicabanas sobre a cidade-mãe: Itu”, escrito pela professora e ex-presidente da entidade Marly Therezinha Germano Perecin.

Além de suas obras, o IHGP encaminhou dois outros livros, sendo: “Gol do XV no Barão”, produção independente de Mário Luis Tricta, cuja pesquisa foi realizada no acervo da entidade, e “200 anos de instalação da Câmara Municipal da Vila Nova da Constituição, 1822” da historiada Marly Germano Perecin, lançado ano passado pela Câmara de Vereadores de Piracicaba.

“A importância do termo da história com uma cidade com 256 anos, junto ao acervo do IHGP e do Congresso Nacional, é imensa. A história ultrapassa hoje os cantos de Piracicaba e nosso território. Temos dados de nossas redes sociais, por exemplo, que a nossa história é acessada dos Estados Unidos, Irlanda e até na Ásia por pessoas que já passaram ou viveram por aqui.

É importante termos essa expansão física para que fique registrado, com a nossa pegada história em um dos principais centros iconográficos da literatura e da arte mundial”, comenta Edson Rontani Júnior, presidente do IHGP.

O IHGP costumeiramente é acionado pelas principais entidades de catalogação por suas obras, as quais são publicadas desde o início dos anos 1970. Desde a década passada, o Instituto enviou seus livros para o Museu do Futebol de São Paulo, Biblioteca Nacional do Brasil, bibliotecas públicas e particulares (em especial de escolas) de todo o país, além das bibliotecas de Harvard e do Congresso Nacional dos EUA.

Fundada em 1800, a Biblioteca Nacional do Congresso Norte-Americano é uma das maiores do mundo. Se acervo abrange cerca de 160 milhões de itens.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.