FINAL/AMADOR

Tupi e Fortaleza decidem Série Ouro neste domingo no campo do Jaraguá

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Alessandro Maschio/JP
Com o ataque mais positivo do torneio, Tupi (time de branco) buscará o título neste domingo
Com o ataque mais positivo do torneio, Tupi (time de branco) buscará o título neste domingo

Tupi e Fortaleza decidem neste domingo (30) quem leva o título de campeão da Taça da Superliga, na Série Ouro. As duas equipes entram em campo a partir das 10h10, no Jaraguá, para definir quem fica no ponto mais alto do pódio. Antes, às 8h10, pela Série Prata, Santa Cruz/Brasinhas e IFC fazem a primeira final do dia.

Os finalistas da Série Ouro irão travar um duelo que tem um outro ingrediente: será o confronto do melhor ataque contra a melhor defesa. O Tupi tem o ataque mais eficiente do torneio, com 28 gols marcados, enquanto o Fortaleza é disparado a melhor defesa, já que foi vazado apenas duas vezes.  

Para chegar à final da Série Ouro, o Tupi não tomou conhecimento do Lago Azul e goleou o rival por 4 a 0. Já Fortaleza bateu o Vera Cruz pelo placar de 2 a 0. Os jogos das semifinais foram realizados no último dia 16, também no campo do Jaraguá.

Pela Série Prata, nas semifinais realizadas no campo do Vera Cruz, o Santa Cruz/Brasinhas despachou o Glebas pelo placar de 2 a 0, enquanto o IFC se classificou nos pênaltis (3 a 2) após empate por 1 a 1 no tempo normal com o Real Barça.     

As duas divisões, Ouro e Prata, terão as finais em sistema eliminatório. Se o jogo terminar empatado, a definição do campeão será na disputa por pênaltis. 

NÚMEROS

Os números da Taça da Superliga 2023 mostram a grandiosidade da competição. Foram realizadas 98 partidas até o momento e os artilheiros balançaram as redes 408 vezes – uma média de 4,16 tentos por jogo.  

A competição envolveu 883 jogadores (número cadastrado pela Superliga Desportiva) e 35 equipes participantes. Na parte disciplinar, foram aplicados 505 cartões amarelos (média de 5.15 por jogo) e 44 cartões vermelhos (0.45 por partida).

Dentro desses números, o time mais disciplinado é o União Vila Fátima (sete amarelos e nenhum vermelho) e o mais indisciplinado é o Náutico (27 amarelos e três vermelhos) A artilharia da competição é dividida entre dois jogadores: Agnaldo (Vera Cruz) e Guilherme (Lago Azul), ambos com 10 gols anotados. 

BASE

O Jardim Glória/Projeto Mais que Vencedores foi o campeão absoluto da divisão das categorias de base da Taça da Superliga 2023. As equipes sub-13, sub-15 e sub-17 venceram as três finais, que foram disputadas neste sábado (22), no campo do Jaraguá.

A primeira final foi a do campeonato Sub-13. A equipe do Jardim Glória goleou o Esporte Futuro por 4 a 0. Em seguida, na final da categoria Sub-15, os meninos do Projeto Mais que Vencedores/Jardim Glória venceram o time do Nova Geração por 2 a 0. Na última partida do dia, final do Sub-17, mais uma vez, o Jardim Glória venceu, de novo, o Nova Geração. Dessa vez, o resultado foi 3 a 1.

Comentários

Comentários