LANÇAMENTOS

Coleção 2023: IHGP lança dois livros sobre a história oral de Piracicaba

Obras são dos escritores João Umberto Nassif e Armando Alexandre dos Santos

Por Da Redação | 27/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Divulgação

Lançamento é sábado, às 16h, na Biblioteca Municipal
Lançamento é sábado, às 16h, na Biblioteca Municipal

O Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP) lança no sábado (29), às 16h, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, os dois primeiros livros a serem lançados neste ano. “História oral em Piracicaba” é de autoria de João Umberto Nassif e “Teoria e prática de história oral” foi escrito por Armando Alexandre dos Santos. Serão distribuídos gratuitamente 100 livros de cada título.

Ambas as obras compõem a coleção 2023 do IHGP que terá sequência mensalmente com os livros “A grande excursão” de Epaminondas Sansigolo de Barros Ferraz (maio), Revista do IHGP 2022 com coletânea de autores e assuntos (junho), “Cartas a Piracicaba – A Revolução de 1932” de Edson Rontani Júnior (julho) e “A lenda do túmulo do padre Galvão”, de Ivana Maria de França Negri. Outros títulos estão no prelo e serão lançados ainda no segundo semestre.

Em “História oral em Piracicaba”, João Nassif dá sua contribuição para a história de Piracicaba. O livroéuma coletânea de entrevistas que ele realiza desde o início deste atual século. Ele já entrevistou mais de mil pessoas, propagando assim aquilo que é conhecido por história oral, reproduzindo estas conversas em sites, blogs e em especial nas páginas do jornal “A Tribuna Piracicabana”. Nassif consegue na obra obter relatos fantásticos que, sem ele, seriam esquecidos e fatalmente desapareceriam da memória coletiva da cidade. Armando Alexandre dos Santos em “Teoria e prática da história oral” resgata a necessidade da preservação das narrativas orais como fontes históricas, desprezadas ao longo do tempo. O livro destaca o “Projeto Memorar” desenvolvido ano passado pela Associação Comercial e Industrial de Piracicaba como meio de preservar pela oralidade e história desta importante representação do comércio local.

OS AUTORES

João Umberto Nassif é bacharel em comunicação social e em direito. Atuou no “Diário de Piracicaba” e na “Tribuna Piracicabana”. É autor do livro “Paulistenses”, em dois tomos, publicado em 2013 pelo IHGP.

Armando Alexandre dos Santos é licenciado em história, filosofia e letras, pós-graduado em história militar e museografia/patrimônio cultural. É doutor em filosofia e letras pela Universidade de Alicante, Espanha. É autor de 45 livros publicados nas áreas de história, entre outros.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.