MATRIZ AFRICANA

Armapir realiza homenagem ao Orixá Ogum na Casa do Povoador

Evento aconteceu neste domingo (23); Orixá Ogum é concretizado como o São Jorge Guerreiro

Por Fernanda Rizzi | 23/04/2023 | Tempo de leitura: 1 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

A Armapir (Associação de Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba) realizou neste domingo (23), uma homenagem em louvor ao Orixá Ogum, sincretizado pelos Umbandistas com o Santo da Igreja Católica, São Jorge Guerreiro. A atividade ocorreu na Casa do Povoador.

O evento contou com a saudação das autoridades religiosas e institucionais, seguido da saudação a Èsú/Exú tanto no Candomblé, quanto na Umbanda. Em seguida teve a entrada dos Terreiros de Umbanda e Candomblé, e a cerimônia de defumação. No almoço, houve a apresentação dos expositores da Feira Cultural onde em sua grande maioria são empreendedores do Axé.

Logo após, aconteceu a saudação ao Orixá Ogun no Candomblé com a dança do Orixá Ogun e após essa apresentação a grande Gira em louvor a São Jorge Guerreiro, Pai Ogum na Umbanda. O encerramento foi feito com o Samba de Roda, organizada pelos Ogãs presentes.

"O fato de estarmos mais um ano reunidos com os demais terreiros de Matriz Africana da cidade e da região, não somente para louvar o santo guerreiro ou Orixá Ogun, mas também mostrar à sociedade a nossa cultura, o nosso Axé, isso é motivo de muito orgulho, mais uma vez estamos em luta contra o racismo religioso”, comenta o Pai Ronaldo de Xangô, presidente da Armapir.

A festa em louvor a Pai Ogum é uma iniciativa da Associação de Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, do Instituto AfroPira, do Programa Falando de Axé e do Mandato da deputada Professora Bebel (PT).

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.