HISTÓRIA

Peça no Teatro do Engenho relembra histórias de sobreviventes da bomba de Hiroshima

‘Os Três Sobreviventes de Hiroshima’ é uma peça documental que traz relatos reais de sobreviventes do primeiro ataque nuclear da história

Por Da Redação | 22/04/2023 | Tempo de leitura: 1 min
Jornal de Piracicaba

Claudinho Coradini/JP

O Teatro Municipal Erotides de Campos recebeu, na noite deste sábado (22), a peça documental “Os Três Sobreviventes de Hiroshima”, que em cena traz pessoas que sobreviveram ao lançamento da bomba atômica no Japão durante a 2ª Guerra Mundial. O espetáculo trouxe o relato de três sobreviventes do primeiro ataque com uma arma nuclear na história. A apresentação em Piracicaba é única.

 

Os relatos vão desde o lançamento da bomba até a imigração e chegada ao Brasil. Os Três Sobreviventes de Hiroshima reconstrói a história do militar Takashi Morita (interpretado pelo ator Ricardo Oshiro), na época com 21 anos, e dos civis Kunihiko Bonkohara, com 5 anos, e Junko Watanabe, com 2 anos, que estavam em Hiroshima no dia do bombardeio. Em cena, eles atuam no formato de teatro-documental, também conhecido como biodrama.

Fotos originais e canções da época executadas pelos sobreviventes compõem o clima da apresentação. Com roteiro e direção de Rogério Nagai, o espetáculo deu origem ao projeto Sobreviventes Pela Paz. A ideia surgiu em 2012 com pesquisas sobre a comunidade nipo-brasileira e a imigração japonesa no Brasil.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.