VALORIZAÇÃO

Rio das Artes: Primeiro dia do circuito de ateliês foi realizado neste sábado

Público poderá visitar os ateliês com transporte fornecido pelo SESC Piracicaba, neste domingo (16), das 10h às 18h.

Por Da Redação | 15/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Alessandro Maschio/JP

O artista Luiz Barbosa recebendo a população em seu ateliê
O artista Luiz Barbosa recebendo a população em seu ateliê

Neste sábado (15), aconteceu o primeiro dia do 8º circuito Rio das Artes. Realizado pela APAP (Associação dos Artistas Plásticos de Piracicaba) e conjunto com o SESC, o objetivo é valorizar e divulgar as artes visuais de artistas residentes em Piracicaba e região. Amanhã (16) os interessados podem estar participando de outras visitas aos ateliês, das 10h às 18h.

O evento conta com 41 artistas e 15 ateliês de arte, todos filiados à APAP, e veteranos premiados em salões de todo o Brasil e do exterior. Os visitantes poderão apreciar técnicas variadas, desde a acadêmica até a contemporânea, com propostas inovadoras e de alto impacto visual que abrangem a visual abrangendo pintura, desenho, ilustração e arte digital, fotografia, xilogravura, escultura e pirografia, entre outras.

Cada ateliê participante conta com a presença e as obras de vários artistas visuais, e o SESC Piracicaba oferecerá transporte gratuito com saídas do estacionamento da instituição com horários pré-estabelecidos.

Os artistas associados da APAP estarão nos seguintes ateliês e endereços: Ivana Tanaka (rua Floriano Peixoto, 1310), Luiz Barbosa (rua Manoel Ferraz de Arruda Campos, 390, casa 7), Marilu Trevisan (rua 10 de novembro, 142) e Viviane Gibin (rua das Orquídeas, 82, Nova Piracicaba).

Márcio Casarotti é um piracicabano que mora em São Paulo. “É muito bacana, já fiz esse passeio outras vezes em outros ateliês, a iniciativa é incrível, permite que tenhamos uma interação muito maior com o artista e sua atmosfera de criação, ou seja, é circuito muito interessante, cada um tem a sua própria maneira de ver o mundo e traduzir a sua arte, esse o ponto alto do passeio”, enfatizou.

Maria Cristina Arzola achou fantástico é uma grande oportunidade para pessoas que gostam de arte. “É muio interessante para conhecer as técnicas de cada artista, as pessoas envolvidas têm toda predisposição para explicar as obras suas técnicas para a população, e uma oportunidade que o SESC está proporcionando gratuitamente”, enfatizou.

O roteiro, transporte gratuito e horários podem ser conferidos no site do SESC Piracicaba: www.sescsp.org.br/unidades/piracicaba/.

O RIO DAS ARTES

O Rio das Artes foi criado em 2010 com a proposta de fomentar e valorizar as artes plásticas e visuais na cidade, promovendo o intercâmbio cultural na região. Um fim de semana em que as portas dos ateliês se abrem e convidam o público a circular pelos espaços e desfrutar da arte produzida pelos artistas locais inscritos no projeto. Em parceria com a APAP (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos) e Jornal de Piracicaba, o roteiro envolve ateliês, pontos de cultura, salões e galerias de arte da cidade exibindo diversas técnicas como pinturas, aquarelas, fotografias, instalações e esculturas.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.