COSTA RICA

'Vou fazer massacre com meus manos. O mundo precisa sofrer', ameaça aluno de Piracicaba

Aluno usou um aplicativo de mensagens para divulgar as suas possíveis ações contra alunos e docentes da escola que fica no bairro Costa Rica

Por Ronaldo Castilho | 31/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
ronaldo.castilho@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Responsáveis pelos alunos na secretaria da escola assinando a autorização para liberar os alunos antes do horário de saída
Responsáveis pelos alunos na secretaria da escola assinando a autorização para liberar os alunos antes do horário de saída

Um aluno de 16 anos, da Escola Estadual Attilio Vidal Lafrata, fez ameaça aos colegas de escola e também aos professores da instituição de ensino através de um aplicativo nas redes sociais. A mensagem dizia: “Tenho 16 anos preparem-se para a glória eterna, o seu dia chegará, o mundo precisa sofrer. A dor, dia 4 de abril, vou fazer um massacre com meus manos nessa escola de m… A diretora será a primeira, sofri bullying nessa escola, agora vocês sofrerão o pior”.

Diante da mensagem de ameaça, a direção da escola chamou a Polícia Militar, que compareceu no local para dar apoio aos alunos e docentes. Segundo informações da assessoria de imprensa da PM, os militares acompanharam a diretora da escola até a UPJ (Unidade de Polícia Judiciária) para registrar Boletim de Ocorrência.

A reportagem do Jornal de Piracicaba esteve no local para conversar com a direção, mas foi informado que a escola não se manifestaria sobre o assunto, e que a Seduc-SP (Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo) iria se manifestar. No momento que a reportagem estava no local, muitos responsáveis pelos alunos foram até a secretaria para autorizar a saída dos alunos.

Sidney, avô de uma das alunas, disse que ficou sabendo das ameaças através da sua esposa e filha. “Eu estava trabalhando, fui ao supermercado com a minha esposa e filha, e minha cunhada ligou dizendo que era para buscar minha neta, por que existe um aluno que estava ameaçando de entrar na escola e atacar os alunos e professores, diante disso, e dos últimos acontecimentos, ficamos com medo e viemos buscá-la”, disse.

CASOS RECENTES

Na semana passada, um jovem de 19 anos foi preso na Escola Estadual Carolina de Mendes Thame, por tentativa de homicídio qualificado. Ele foi até a escola com um cutelo e dizia que mataria um colega de classe. A escola fica localizada no bairro São Francisco. Há menos de uma semana um aluno entrou na escola Thomazia Montoro, na Vila Sônia, zona Oeste de São Paulo, matando a professora de ciências Elizabeth Tenreiro.

NOTA DA SEDUC-SP

"Assim que teve ciência dos fatos, a equipe gestora da escola acionou a Polícia Militar e registrou um boletim de ocorrência, assim como registrou na Placon (Plataforma Conviva). Todas as medidas de proteção dos estudantes, servidores e da escola estão sendo tomadas. A Pasta ressalta que todas as escolas da rede estadual estão atentas aos comportamentos dos estudantes, atuando com a escuta ativa e mediação, buscando solucionar os conflitos identificados. Periodicamente, a equipe Conviva-SP (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar) – promove encontros formativos junto aos COE (Coordenador de Organização Escolar) cujas pautas são voltadas à promoção da cultura da paz, à valorização da vida e à mediação de conflitos".

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Natália
    02/04/2023
    Mas não foram atrás do aluno pra fazer algo?