ALERTA

Pânico em escola de Taubaté: professores relatam briga de alunas e pais trocando tiros

Estudantes de escola estadual do Jardim América teriam brigado com estiletes e pais trocado tiros do lado de fora da unidade; professores ameaçam não entrar na escola

Por Xandu Alves | 29/03/2023 | Tempo de leitura: 3 min
Taubaté

Reprodução/ Street View

Fachada da escola estadual Antônio de Moura Abud
Fachada da escola estadual Antônio de Moura Abud

Professores do período noturno da escola estadual Antônio de Moura Abud, no Jardim América, em Taubaté, relataram uma situação de pânico na noite desta terça-feira (28).

A Polícia Militar foi acionada e, após cerca de 40 minutos, enviou policiais com armamento pesado para o local.

De acordo com depoimentos de professores obtidos por OVALE, duas alunas teriam brigado em sala de aula e puxado estiletes. Até mechas de cabelo podiam ser vistas no chão da sala de aula, conforme imagens que circularam em grupo de professores.

As estudantes teriam sido contidas por professores e funcionários e trancadas no banheiro da escola.

O caso em Taubaté ocorre quase dois dias depois do ataque a facadas em uma escola na capital, que deixou uma professora morta e quatro feridos. Um adolescente de 13 anos foi apreendido.

TIROS

No lado de fora, contudo, a confusão foi ainda mais grave. Ainda segundo relatos de professores, pais das alunas que brigaram teriam ido até a unidade e disparado tiros na frente da escola, pela rua.

“Hoje não tem condições de os alunos continuarem aqui”, escreveu uma professora em mensagem pelo Whatsapp, obtida por OVALE.

A situação ficou tão tensa que professores se esconderam em casas de vizinhos temendo ser atingidos por tiros.

“Foi horrível e até chorei. Deus me livre. Nunca tinha visto isso em 15 anos em sala de aula. Eu vi o tiro de perto”, escreveu outra educadora, que aguardava a PM na porta da escola e precisou se esconder na casa de uma vizinha.

Os professores ligaram para a Polícia Militar que teria demorado 40 minutos para enviar viaturas à escola, com armamento pesado.

Diante da situação, os professores do período noturno ameaçam suspender as aulas por uma semana e exigir segurança reforçada na unidade.“Solicito à direção cancelar a aula essa semana. Não faz sentido termos aula após esse ocorrido. É extremamente necessário fazer uma reunião de pais e tentar colocar as coisas em ordem”, apontou outro educador.

OUTRO LADO

OVALE ligou na manhã desta quarta-feira na escola estadual Antônio de Moura Abud e uma atendente disse não saber detalhes do ocorrido no período noturno, mas confirmou o desentendimento entre duas alunas.

Em nota, a Secretaria da Educação repudiou “qualquer forma de agressão e de incitação à violência dentro ou fora das escolas”. Informou que “não houve nenhuma arma ou arma branca dentro da unidade escolar” em Taubaté.

“A Ronda Escolar foi acionada. Os responsáveis pelas estudantes foram chamados para uma reunião restaurativa, que preserve o direito à Educação. O caso foi registrado em boletim de ocorrência e na Plataforma Conviva (Placon)”, disse a pasta. “A Diretoria de Ensino de Taubaté e a gestão escolar estão à disposição da comunidade escolar.”

A Secretaria de Segurança Pública disse que a Polícia Civil investiga um “tumulto ocorrido em um estabelecimento de ensino”, em Taubaté.

“Policiais militares foram acionados para atender a ocorrência e apuraram que quatro adolescentes se envolveram em uma confusão dentro da instituição. Os alunos e os representantes do local foram encaminhados à delegacia, onde foram ouvidos. Foi solicitada perícia ao local e exames de IML aos menores. O caso foi registrado no Plantão da Delegacia Seccional de Taubaté.”

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Rafa
    31/03/2023
    Com pais que tiram armas e atiram na porta da escola o que se pode esperar dos filhos?