
O velório do Monsenhor Jorge Simão Miguel, o “Padre Jorge”, se iniciará às 12h, desta sexta-feira, (24), na Igreja Matriz Imaculada Conceição, na Vila Rezende, segundo informações do pároco, padre Inácio Cusman, divulgou a Diocese de Piracicaba. O padre Jorge como era conhecido, morreu na madrugada desta sexta-feira, (24), por volta das 4h. A causa da morte ainda não foi divulgada pela diocese.
Haverá uma primeira missa de corpo presente celebrada pelo padre Inácio às 14 horas. O velório continuará até por volta das 17 horas, quando o corpo será transferido temporariamente para uma capela lateral da Paróquia Imaculada Conceição, onde permanecerá para visitação apenas de padres e agentes de pastoral.
Às 21 horas, o velório aberto ao público será retomado na nave principal da paróquia e seguirá até as 7 horas da manhã de sábado (25), quando ocorrerá a segunda missa de corpo presente, esta presidida pelo bispo diocesano Dom Devair Araújo da Fonseca. Após a celebração, o corpo será levado ao Cemitério Parque da Ressurreição para o sepultamento após as 8 horas.
MANIFESTAÇÕES DE PESAR
O bispo de Piracicaba, Dom Devair Araújo da Fonseca, comentou na manhã desta sexta o falecimento do monsenhor Jorge. “Certamente ele deixa um legado, um histórico de vida conhecido e reconhecido pelos piracicabanos. Ele viveu intensamente a sua vida ministerial, trabalhou muito sempre e por isso muitas pessoas carregam o monsenhor Jorge no coração, pelas palavras, pelos gestos e atitudes. É realmente como São Paulo diz: ‘Combati o bom combate, ganhei minha coroa’. De fato, monsenhor Jorge combateu o bom combate, viveu seu sacerdócio e, agora, nós confiamos a alma dele e todo seu trabalho e suas realizações ao coração de Deus”, afirmou o bispo.
O prefeito Luciano Almeida lamentou a morte do monsenhor. “Piracicaba acordou mais triste hoje com a morte do monsenhor Jorge, uma das pessoas mais carismáticas dessa cidade. Um corintiano fanático, que dizia uma das frases mais bonitas que já ouvi: vão multiplicando que eu vou batizando. Era muito amoroso, simpático, uma pessoa muito querida que nos deixa aqui. Mas o seu legado permanece: uma pessoa do bem, que sempre quis o melhor pela nossa cidade. Que vá em paz e que seja tão feliz no céu quanto era em nossa cidade”.
A Prefeitura de Piracicaba decretou luto oficial por três dias.
O vice-presidente da Câmara, vereador Rerlison Rezende (PSDB), o Relinho, reconhece a perda para a cidade. "Era uma referência no meio religioso, muito querido por toda a comunidade piracicabana", destaca o parlamentar, ao se manifestar em nome da Mesa. O presidente da Casa, vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, não pode se posicionar por estar hospitalizado.
O ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri se manifestou nas redes sociais. “Um dia que amanhece muito triste para Piracicaba. Perdemos o já saudoso monsenhor Jorge Simão Miguel, o eterno "Padre Jorge". Figura histórica e folclórica da nossa cidade, ele nos deixou nesta madrugada, aos 94 anos. Sua devoção à fé cristã e o amor por Piracicaba jamais serão esquecidos. Obrigado, Padre Jorge”, disse.
O vice-presidente da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), Helinho Zanata (PSC) também se manifestou em nota. “Hoje é um dia muito triste para Piracicaba, a cidade acaba de perder um ícone, o nosso querido padre Jorge, infelizmente para todos nós, independente da religião, era uma pessoa respeitada, tinha seu carisma, o seu compromisso cristão com a igreja e em especial com a comunidade da Vila Rezende, que Deus possa confortar o coração dos familiares e amigos”, disse.
A deputada estadual professora Bebel também se manifestou em nota. "É com imensa tristeza que recebi nesta manhã de sexta-feira a notícia do falecimento do Monsenhor Jorge Simão Miguel, páraco emérito da Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba. Nossa cidade está de luto! Padre Jorge era muito querido por toda comunidade, enfim um ícone na cidade, que tinha um carinho muito especial para com os professores, enfim, era um amigo do professor, um defensor da educação. Padre Jorge Miguel Simão dizia que “a missão do professor é sublime, porque forma a criança, o jovem, o adulto, para que tenha uma vida com sentido, com uma bela educação, que é requerida pelo Nosso Senhor, o ‘Divino Mestre’. O professor desempenha a mesma tarefa de Jesus Cristo, de educar o povo, mas recebe muito menos do que merece”. Fará muita falta! Meus sentimentos aos familiares e amigos", enfatizou.
O deputado estadual Luiz Cláudio Marcolino (PT) protocolou requerimento de pesar em conjunto com os deputados eleitos pela região, Alex de Madureira (PL), Professora Bebel (PT) e o vice-presidente da Alesp, Helinho Zanata (PSC).
O presidente do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Erick Gomes também se manifestou por meio de nota. “Recebo com extremo pesar a notícia da morte do monsenhor Jorge Simão Miguel, o nosso conhecido e estimado ‘padre’ Jorge. Não há em Piracicaba, independente de crença ou religião, alguém que não conheça o monsenhor Jorge, uma pessoa que dedicou sua vida aos ensinamentos cristãos. Ficamos ‘órfãos’ todos nós. É uma notícia que nos entristece muito, mas sabemos que agora ele está ao lado de Deus. Ele nos fará muita falta. Que siga em paz!”
Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.