TRABALHO

Piracicabano é nomeado secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental

Por Roberto Gardinalli |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Além da carreira no setor privado, Maluf trabalhou como assessor nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab
Além da carreira no setor privado, Maluf trabalhou como assessor nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab

O piracicabano Adalberto Felício Maluf Filho, tomou posse nesta quarta-feira (22) como secretário Nacional do Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União na última terça-feira (21), após escolha da ministra Marina Silva.

“A minha nomeação foi uma surpresa até para mim, porque a Marina Silva fez um processo seletivo. A Secretaria Nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental é muito técnica, é muito difícil. Ela coordena gestão de resíduos sólidos, logística reversa, todo o departamento de qualidade ambiental. Algumas pessoas disseram para eu mandar currículo, e eu achava que ia ser por indicação política. Mas para a minha surpresa, ela queria alguém técnico, mas que ao mesmo tempo tivesse uma sensibilidade política. Eu participei de uma entrevista com ela. Então ela fez o convite e eu não tive como recusar. É o tipo de convite que não tem como dizer não”, comentou.“Eu sempre trabalhei com a área pública. Pela minha atuação, seja na C40, seja na BYD, onde eu cuidava das relações governamentais, eu fui abrindo bastante portas na área pública”.

 

Adalberto Felício Maluf Filho é o atual presidente do conselho diretor da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), e ex-diretor da BYD, fabricante chinesa de automóveis elétricos, além de ter sido, por sete anos, diretor da Fundação Clinton Climate Initiative, junto com a rede C40, de grandes cidades do mundo comprometidas na luta contra questões ambientais. Ele foi candidato a deputado federal pelo PV (Partido Verde) nas Eleições de 2022. Ele está como suplente.

 

Além da carreira no setor privado, Maluf trabalhou como assessor nas gestões de José Serra e Gilberto Kassab na prefeitura de São Paulo, além de ter sido assessor de Eduardo Jorge na Secretaria Municipal de Meio Ambiente da cidade de São Paulo. Atuou, também, em programas para a redução da emissão de poluentes, melhorias na gestão de resíduos sólidos e promoção de energias limpas.

Comentários

Comentários