TCHAU, VERÃO

Verão se despede e dá lugar a outono mais chuvoso em Piracicaba

Meteorologia indica estação mais chuvosa do que no ano passado; tendência é de amanhecer e entardecer mais frios

Por Roberto Gardinalli | 20/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Alessandro Maschio/JP

O verão se despediu do hemisfério sul às 18h25 da tarde de segunda-feira (20), e abriu espaço para o outono. A estação, que tem como principais características a queda nas temperaturas, tempo mais seco e menos chuvas, vai ser parte do cotidiano até o dia 22 de junho, quando dá lugar ao inverno no hemisfério sul. Em Piracicaba, a estação, que também é marcada pela queda das folhas nas árvores, vai ser caracterizada principalmente pela maior frequência de chuvas, diferente do mesmo período do ano passado.

De acordo com o meteorologista Rodrigo Possebom, as chuvas, porém, devem ser mais isoladas do que no verão. “O outono começa com chuvas isoladas. Essas chuvas não são tão bem distribuídas como no verão, mas vão continuar”, explicou. “Um outro detalhe é que o outono deverá ser mais chuvoso. Portanto, não será um outono tão seco como o outono passado, mas sim dentro da normalidade meteorológica, o que é bom para nós”, completou.

Ainda de acordo com o meteorologista, o fenômeno El Niño continua se intensificando, o que pode afetar outras estações do ano. “Com essa intensificação, o inverno pode, também, ser mais chuvoso”, comentou.

TEMPERATURAS
A chegada da nova estação marca, também, a queda nas temperaturas. Segundo Possebom, os dias, agora vão ser mais curtos, com noites mais longas, o que vai influenciar, também, na queda das temperaturas. “A partir do início do outono, exatamente um dia antes e um dia depois, teremos exatamente 12 horas de dia no hemisfério norte e noite no hemisfério sul, e 12 horas de noite no hemisfério norte e dia no hemisfério sul. Isso já indica uma mudança na temperatura. A partir da próxima semana, o amanhecer e também o anoitecer já começam a ficar mais frescos”, finaliza.

De acordo com a previsão do tempo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), os primeiros dias de outono ainda devem ter temperaturas máximas acima dos 30°C, clima mais ameno durante os períodos da manhã e noite. Para esta terça-feira, a mínima deve ser de 18°C e a máxima de 33°C. Na quarta-feira (22), a mínima deve continuar em 18°C e a máxima sobe para 34°C. Já na quinta-feira (23), os termômetros devem registrar temperaturas entre 19°C e 33°C.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.