
Os chocólatras que aguardam a Páscoa para abrir um ovo de chocolate, saído direto das prateleiras dos supermercados, vão precisar gastar um pouco mais nesse ano se quiserem desembrulhar um ovo tradicional. Isso porque, de acordo com o IPCA-15, prévia da inflação de fevereiro, o preço do ovo de páscoa vendido nos supermercados está até 12% mais caro em 2023 com relação ao ano passado.
Segundo o índice, além dos ovos de páscoa, chocolates e bombons tradicionais também tive ram aumento no preço. Neste caso, esses produtos ficaram 12,41% mais caros em um ano.Oreajuste é mais que o dobro da inflação acumulada em um ano, que foi de 5,64%.
“Está caríssimo, a matéria-prima subiu, leite condensado, morango. Tem que ficar de olho nas promoções. Tem que dar uma espiada, ficar caçando. Outro dia eu vi oferta de barra de chocolate e já comprei sem ter pedido. Então, pesquiso as promoções e vou pegando”, disse a confeiteira Luciane Midori, que já está no ramo há 22 anos. “A gente ainda consegue um preço melhor negociando em grandes quantidades. Mas ainda é difícil investir sem saber se eu vou conseguir vender”, completa.
EXPECTATIVA
Apesar do aumento da matéria-prima, a confeiteira tem boas expectativas para as vendas da Páscoa desse ano. “Acredito que vou vender mais que o ano passado. A expectativa é de mais de 100 quilos de chocolate”, comentou. “Ano passado, a matéria-prima estava um pouco mais cara, mas os preços dos ovos caseiros continuavam mais baixos”, diz.
“A cada ano tem diminuído aqueles corredores de ovos de Páscoa nos mercados. Fico de olho nas novidades, nas tendências na internet. Esse ano, por exemplo, a moda é o ovo pudim”, disse. “Hoje em dia ainda temos muitas facilidades. Eu já sou bem caseira, sou da época em que tinha que derreter o chocolate em banho-maria para fazer a casca. Hoje já não precisa mais fazer isso. Mesmo assim, ainda sai mais barato do que no mercado”, disse.
<p><a href="https://api.whatsapp.com/send?phone=5519984428279&text=Ol%C3%A1.%20Gostaria%20de%20receber%20not%C3%ADcias%20pelo%20WhatsApp.">Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.</a></p>