A professora Thais Maria Ferreira de Souza Vieira foi empossada na manhã de sexta-feira, (17) como a nova diretora da Esalq/USP. A posse foi presidida pelo reitor da USP (Universidade de São Paulo), Carlos Gilberto Carlotti Júnior. A nova diretora foi aluna da universidade formando-se em engenharia agrônoma em 1995, além de ser a primeira mulher a dirigir a Esalq/USP.
Além da diretora Thais Vieira e do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Júnior, a solenidade de posse contou com a presença do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida (sem partido), do vice-diretor empossado, professor Marcos Milan, a secretária-geral da reitoria da USP, Marina Gallottini, do ex-diretor da Esalq/USP, Durval Dourado Neto e do ex-vice diretor, João roberto Spotti Lopes, além de secretários municipais, representantes de entidades, ex-alunos da universidade, docentes e sociedade em geral.
Segundo a nova diretora o interesse pela Esalq surgiu desde que era criança. “O interesse pela Esalq surgiu porque estudei no CLQ (Colégio Luiz de Queiroz), uma escola fundada por egressos da Esalq, assim eu tive aulas de física, química, matemática com professores formados pela universidade, fora isso eu sempre tive convivência com alguns professores da Esalq porque meu pai era professor dessa escola, diante disso quando prestei o vestibular, só prestei o vestibular da Fuvest, porque era essa a carreira que eu queria seguir”, declarou.
Thais Vieira também relatou a parceria que culminou na chapa com o professor Milan. “No momento da renovação da diretoria, a minha parceria com o professor Milan foi iniciada em um grupo que começou pequeno, com pessoas envolvidas nas comissões administrativas. No segundo semestre de 2022 eu estava envolvida na elaboração do Projeto Acadêmico da Esalq, diante disso começamos a pensar no futuro da Esalq, assim nasceu a ideia de uma candidatura de chapa dentro desse grupo”, disse.
“Ser a primeira mulher a dirigir a Esalq/USP prestes a completar 122 anos, representa a retirada de barreira, temos que ir eliminando essas barreiras que existem hierarquicamente na sociedade, esse é um movimento que vem ganhando força e esperamos que assim continue, num processo com equidade, com mulheres e homens ocupando os mesmos espaços, mantendo as diferenças de cada um”, esclareceu.
O reitor da USP, Carlos Carlotti também mencionou a importância da Esalq/USP. “A Esalq é uma das unidades que participaram da fundação da nossa universidade, desde então tem sido uma liderança no mundo do agro, na formação de pessoas na ampliação de agrônomos em todo país, além dos produtores, ou seja, é um orgulho da Universidade de São Paulo, ter uma unidade como a Esalq”, declarou.
Sobre a Thais Vieira ser a primeira mulher a dirigir a Esalq, o reitor disse que está havendo uma mudança no conceito da universidade. “Existe um esforço muito grande que além das mulheres entrarem na universidade, também chegar a cargos de liderança, é um bom exemplo para universidade, no passado a Esalq foi considerada masculina e hoje tem uma mulher na sua direção”, salientou.