REDE MUNICIPAL

Mães relatam falta de uniformes e problemas com a merenda escolar oferecida em escolas

Diretora de uma escola teria aconselhado pais a reforçarem o café da manhã devido à falta de merenda

Por Beto Silva | 16/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
beto.silva@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Uniformes ainda são do ano passado; Educação disse que vai distribuir kit completo
Uniformes ainda são do ano passado; Educação disse que vai distribuir kit completo

Mães de alunos de três escolas municipais de Piracicaba relatam falta de uniforme e problemas na merenda escolar dos filhos. As mulheres pediram para não ser identificadas e indicaram a escola onde as crianças estudam. De acordo com as queixas,afalta de uniforme acontece na escola municipalWalter Radamés Accorsi, na Pompeia, na escola Aparecido Carlos Guzzi, no São José, e em Santa Teresinha, na creche João Nascimento. “Meu filho tem três anos, mas chega em casa morrendo de fome”, disse a mãe da criança dessa última unidade.

Segundo ela, a e scola tem oferecido apenas leite às crianças. De acordo com a mãe de uma aluna da escola no São José, durante reunião com os pais, a diretora chegou a pedir aos pais para que reforçassem o café da manhã das crianças em casa, porque as opções de merenda não eram suficientes. As três mulheres disseram que os uniformes são os mesmos do ano passado.

A Secretaria de Educação informou que trabalha desde meados do mês de agosto de 2022 pela aquisição dos uniformes escolares que serão distribuídos para todos os 36 mil alunos matriculados na rede municipal. Segundo a pasta, o processo de compra prevê a aquisição de kits com camisetas, calças, bermudas, short-saia, jaquetas, meias, tênis e mochilas. A compra dos itens foi dividida por cinco lotes, sendo que três deles já estão homologados e serão requisitados em breve. “Já sobre os outros dois lotes, por conta de recursos impetrados por empresas participantes do certame na justiça, os mesmos encontram-se suspensos até o julgamento de mérito”, informou em nota.

A secretaria informou que o processo foi realizado pela modalidade de registro de preços eaaquisição vai garantir uniformes para 2023 e 2024. Para os itens homologados, o investimento será de, aproximadamente, R$ 24 milhões.

Em relação à merenda escolar das Escolas Municipais, João do Nascimento, Walter Radames Accorsi e Aparecido Carlos Guzzi, a DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição), afirmou que tais informações não procedem. “As mencionadas unidades contam com o quadro de servidores responsáveis pela confecção da merenda escolar completo, além de assegurar que todas elas estão abastecidas com insumos e materiais para a oferta aos alunos”, informou.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

13 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Alesandra
    19/04/2023
    Não é só santo Antônio em toda unidade escolar foi reduzido, inclusive para funcionários. Pra vc ter ideia, foi gasto mais de 11 milhões com os livros didático, cada relógio ponto fácil custou em torno de 9 mil reais, detalhe na internet, acha-se por menos da metade do preço. Os relógios ponto foram colocados em todas unidades da prefeitura. Da pra imaginar o motivo de ser tão caro né? 11 milhões nos livros e mais 11milhoes no bolso. Porque comprar um relógio ponto facial no valor de 9 mil sendo que acha por 3 mil? Chegaram carretas e mais carretas de brinquedos e matérias didáticos, computadores, inclusive matérias que nem utiliza em escolas como por exemplo compasso. Só na minha unidade chegou mais de 500 caixas de giz colorido. Agora a merenda essa mesquiaria ! Não entendo.
  • Lucimara Alves Azevedo
    12/04/2023
    Minha filha de sete anos disse que as vezes não tem carne na merenda ... Escola localizada no Santo Antonio.
  • Cesar
    09/04/2023
    Merenda é de péssima qualidade e os funcionários ficam com fome.
  • Felipe
    03/04/2023
    Concordo com o João. Disse exatamente o q iria falar
  • Maria
    03/04/2023
    A merenda é de péssima qualidade, profissionais mal preparado, não tem repetição pra todos, fruta bem regrada, sem direito a repetição, carne dura, leite puro, meia maçã, fatia minúscula de melão..... Os professores mal pode chegar perto da comida, a mesma porção de uma criança. Tem criança q joga comida fora....mas Tb tem criança q fica com fome, apenas assassia a fome. Dá mesma forma os profissionais da educação, apenas assassia, mas ainda fica com fome
  • Katia
    29/03/2023
    Trabalho na merenda e a quantidade e qualidade de alimentos que vem e suficiente, precisa ver se e o aluno que nao come pq nao gosta, pois a merrnda e oferecida as criancas e elas ate repetem. Quanto ao reforco do leite em casa acredito que swja pq as criancas estao acostumadas com acucar, pois o leite e oferecido a vontade porem muitas criancas nao aceitam. A DAN segue o PENAE que exige uma alimentacao de qualidade e com menos processados. Muitas criancas so tem uma alimentacao de qualidade nas escolas municipais com frutas, legumes, verduras e tc.
  • João
    24/03/2023
    Uma vergonha a qualidade da merenda e não generalizando tem profissionais (merendeiras) mal preparadas para a função. A quantidade é porção para passar fone e não sassiar. Que criança quer leite branco ralo (água de leite) e meia maçã, ou 3 bolachinha água e sal, sem o direito de repetição? Carnes de péssima qualidade e mal preparadas. Vamos definir a merenda como decepção, regressão e descaso. O prefeito e o secretário da educação não almoçam a carne dura e o feijão durou e o arroz sem sal das escolas.
  • Nádia
    24/03/2023
    A merenda é pouca e de péssima qualidade. Leite puro! Somente as crianças podem comer nas escolas. Os funcionários ficam com fome, só podem pegar uma porção da mesma quantia que a criança e sem carne. Não tem repetição pra todas aa crianças.
  • Gabriela
    16/03/2023
    O secretário foi lá mesmo, pra intimidar a diretora com monte de puxa saco a tira colo, está faltando merenda minha gente na rede inteira pras crianças e para os funcionários, acorda povo.
  • Dice
    16/03/2023
    A merenda é muito pouca, os funcionários que antes podia comer, agora é servido uma porção menor que as crianças, as crianças não consegue repetir e muitas ficam com fome. Os funcionários só podem comer arroz e feijão carne se dobrar. Uma vergonha.
  • Julia Santos.
    16/03/2023
    Tem merenda sim, mas não é o suficiente, as porções são pequenas e muitas crianças nao consegue repetir e o funcionário fica com fome, pq a porção dele é menor do que dá criança.
  • MARCOS ELENILDO FERREIRA
    16/03/2023
    BRASIL ????????????????????????????????
  • Gerson
    16/03/2023
    É uma vergonha falta merenda nas creches, tenho parentes e amigos na prefeitura e eles relatam que falta merenda sim para as crianças e também para os funcionários. A merenda dos funcionários é a mesma porção de uma criança, come carne se sobrar, muitas vezes come a mesma porção de uma criança, somente arroz e feijão, como se o adulto tivesse o mesmo estômago de uma criança. Acho um absurdo comprar relógio ponto fácil três vezes maior que o valor de mercado e deixar os funcionários com fome. Vale lembrar que não são todas as crianças que repetem. Estou deixando isso aqui claro, pois acredito que muitos servidores gostaria de se manifestar , mas a vergonha é tanta que não quer se comprometer.