EDUCAÇÃO

Coopep Piracicaba comemora 30 anos de fundação

Comemoração, desenvolvida em conjunto entre pais e alunos, marcou o aniversário da instituição

Por Roberto Gardinalli | 16/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
roberto.gardinalli@jpjornal.com.br

Divulgação

Turmas do infantil ao fundamental participaram da festa
Turmas do infantil ao fundamental participaram da festa

A escola Coopep completou 30 anos em Piracicaba no último dia 11 de março. A comemoração pelo aniversário da unidade de ensino, que é mantida pela Cooperativa Educacional de Piracicaba, aconteceu no último sábado, e contou com atividades que envolveram pais e alunos desde a organização até o momento da festa.

Durante o evento, todas as turmas da escola - do infantil ao 9° ano do Fundamental, participaram de apresentações com o tema “Eu sou porque nós somos”, que teve como objetivo fortalecer a necessidade de um olhar com mais atenção para a educação, além da importância de retomar premissas dos Direitos Humanos e a defesa do senso de comunidade, cooperação e respeito. Além das apresentações e atividades, a escola também foi homenageada com uma placa comemorativa, entregue pelo representante da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo- OCESP/SESCOOP-SP,  Eduardo Oliveira.

A preparação da escola começou na semana anterior ao evento, quando algumas famílias se mobilizaram para deixar a escola preparada para para a festa e também para as atividades pedagógicas do ano letivo de 2023, pintando os muros com tinta ecológica, preparada pelas famílias e crianças, e arrumando a horta, que funciona como espaço pedagógico para os estudantes.

HISTÓRIA

As atividades da escola começaram com a vontade de um pequeno grupo de famílias que tinham sonhos de uma educação diferenciada. Após estudos, o grupo optou por uma proposta baseada em princípios construtivistas de aprendizagem, em que o aprendizado acontece a partir de estímulos promovidos pelos educadores e nos momentos de interação e troca entre estudantes e professores.

A Escola Coopep explora atualmente novas metodologias pertinentes ao atual cenário da educação, e lida com uma forma diversa de administração, pois é mantida por uma cooperativa de pais, mães e responsáveis, que, como toda cooperativa, elege seus representantes e não possui fins lucrativos, garantindo que 100% dos valores financeiros obtidos sejam investidos na escola. “É surpreendente a consonância dos princípios e valores cooperativistas se entrelaçando com sociointeracionismo, tornando o modelo cooperativista não somente nosso modus operandis, como também é responsável pelo fortalecimento destes valores e de linha pedagógica seguida por nossa instituição”, explica Castellane Ferreira, presidente do Conselho de Administração da Escola Coopep, “Percebemos que mesmo com estes 30 anos, a essência e identidade são muito bem consolidadas e marcantes, independente da gestão pedagógica ou gestão da cooperativa que esteja no comando da escola. A essência se manteve mesmo com as opções tecnológicas presentes no nosso dia a dia, de certa forma, modernizando”, finaliza.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

1 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • M.Carolina
    21/03/2023
    Parabéns à Coopep, escola querida !