MORTE

Morre o cartunista Paulo Caruso, em São Paulo

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 3 min
Reprodução
Morre o famoso cartunista e ilustrador Paulo Caruso, aos 73 anos
Morre o famoso cartunista e ilustrador Paulo Caruso, aos 73 anos

O cartunista Paulo Caruso morreu na manhã deste sábado (4), aos 73 anos. Ele estava internado em São Paulo . A informação foi confirmada pela TV Globo.

Atualmente, publicava charges na revista “Época” e no programa de entrevistas “Roda Viva”, da TV Cultura, onde tornou-se célebre nacionalmente.

Paulo é irmão gêmeo de Chico Caruso, também cartunista, pai do cineasta Paulinho Caruso e tio do humorista Fernando Caruso.

Trabalhou por muitos anos na revista ISTOÉ, onde assinava a charge da semana com o título Avenida Brasil. Teve também trabalhos importantes com histórias em quadrinhos e como músico.

A reportagem do Jornal de Piracicaba ouviu o jornalista Marcelo Basso que conviveu com Paulo Caruso. "O Paulo era um dos maiores cartunista brasileiros, como o Ziraldo o Jaguar, ele estava no patamar desses artistas, um dos grandes nomes no Brasil, artista, cantor, músico, tendo uma relação com Piracicaba muito forte, devido ao Salão Internacional de Humor, ele vinha continuamente na cidade desde da segunda edição do salão, ou seja, um grande amigo que se foi", declarou.

Quem falou com a reportagem do Jornal de Piracicaba foi a amiga do Paulo Caruso, Zetti Araújo. "O Salão Internacional de Humor e o Paulo Caruso tinha uma relação especial, o Paulo era apaixonado pelo salão, eu costuma dizer para ele que ele era o pronto socorro do salão, ele sempre se dedicou pelo salão de humor, ou que ele pudesse fazer e ajudar o salão ele fazia", disse emocionada.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também se manifestou atráves de nota oficial sobre a morte de Paulo Caruso. "Paulo Caruso foi um grande desenhista e cronista político, com uma criatividade inesgotável, retratou com talento e consciência o dia-a-dia que constrói nossa história recente. O seu traço veloz e seu humor já são parte da memória nacional. Contribuiu com seu talento na luta pela democracia e por um país com direito à liberdade de expressão. Meus sentimentos ao seu irmão, Chico, aos seus familiares, amigos e admiradores". disse a nota.

O ex-prefeito de Piracicaba, Barjas Negri (PSDB) se manifestou pelas redes sociais sobre a morte de Paulo Caruso. "O mundo do humor se entristece com a morte de Paulo Caruso, 73 anos, sempre presente no Salão de Humor de Piracicaba. Que Deus conforte a dor de sua família e amigos", disse.

A secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, Marília Marton, se manifestou sobre a morte do cartunista Paulo Caruso. "Hoje nos despedimos de Paulo Caruso. Cartunista ímpar, desenhou personalidades brasileiras com sátira e humor, e com traços expressivos contou também vários momentos da história política do país. No ano em que comemoramos os 50 anos do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, nossa “Capital Mundial” do humor gráfico, faremos questão de rememorar esse grande artista, cuja ironia e sutileza tanto nos fizeram refletir. Multitalentoso, Paulo Caruso teve sua vida dedicada às artes no mais amplo sentido; deixa, além da saudade eterna, um importante legado na cultura! Caricaturista, ilustrador, chargista e músico. Dentre os trabalhos que mais o destacaram para grande público, está o programa ‘Roda Viva’, da TV Cultura. Paulo era irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso", disse em nota oficial da pasta.

A causa da morte ainda não foi divulgada.

O velório do cartunista Paulo Caruso, acontece neste domingo, 5, à partir das 11h, no Funeral Home, situado à rua São Carlos do Pinhal, 376, no bairro Bela Vista, na capital paulista.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários