PRECÁRIA

Casa do Povoador: telhado danificado, paredes com infiltração e portas deterioradas

Por Beto Silva |
| Tempo de leitura: 2 min
Alessandro Maschio/JP
Baldes são colocados no chão devido às goteiras durante chuvas
Baldes são colocados no chão devido às goteiras durante chuvas

O estado de conservação da Casa do Povoador de Piracicaba foi tema de discussão durante reunião da Câmara Municipal. Há cerca de dez dias, a vereadora Rai Almeida (PT) apresentou fotos e vídeos de um dos principais pontos turíscos e cultura da cidade que, segundo a parlamentar, está bastante deteriorado. No vídeo apresentado durante a reunião, Rai elencou os problemas na estrutura do imóvel, que está com telhado danificado, paredes com infiltração. Portas e janelas deterioradas.

“Queremos pedir ao prefeito e ao secretário Carlos Beltrame, um olhar, uma atenção para o seu restauro nos moldes e critérios estabelecidos pelo Codepac”, afirmou. A vereadora destaca que a história da cidade tem início na Casa do Povoador, que mantém suas características originais da época da construção, no final do século 18.

“Esta casa, é uma casa de taipa e nela não pode ser colocado cimento e o Poder Público foi lá e colocou cimento . O telhado está completamente sem reparos, chove, escorre pelas paredes, baldes espalhados por todos os lugares. E o Codepac que é o responsável por fiscalizar, tem sido omisso no seu papel”, afirmou a vereadora.

Segundo ela, houve uma reunião com o secretário da Cultura, Carlos Beltrame, mas nada foi resolvido. “Diante disso, não nos cabe outra alternativa a não ser vir aqui (tribuna) para mostrar à cidade sobre esse descaso com o patrimônio público”, afirmou. 

O presidente do Codepac , Ésio Pezzato, disse que o conselho está ciente sobre a situação da Casa do Povoador e que os problemas relatados vão ser discutidos na pauta da reunião que acontece nesta sexta-feira (3). Pizzato citou que, por conta da reunião acontecer nesta semana, não poderia comentar os problemas antes da discussão pelos conselheiros.

Já a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) informou, também, que tem ciência da situação e, orientada pelo Codepac, faz um levantamento para entender o que é necessário para recuperar ‘este importante patrimônio’. "O objetivo é levantar os problemas do espaço e buscar soluções", informou a pasta em nota.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários