Envelhecer e perder peso nem sempre pode ser uma combinação muito boa! Ocorre que quando envelhecemos, principalmente após os 65 anos de idade, esta perda de peso pode ser acentuada. Isso pode ser determinado por vários fatores entre eles a perda de tônus ou massa muscular que vai diminuindo com a idade, caso neste envelhecimento a pessoa não realize nenhum tipo de atividade física.
A perda de peso ocorre geralmente de forma sútil. Mas vai aumentando a percepção desta perda de peso na aparência física, nas roupas e na balança com os anos. Os músculos começam a ficar mais flácidos, as roupas mais folgadas e em algumas partes do corpo pode começar a aparecer os ossos. Importante frisar que o estilo de vida e alimentação tem função primodial nesta perda ou manutenção do peso.
Um recente artigo que saiu no periodico American Family Physician intitulado “Unintentional weight loss in older adults” relata problemas que esta perda de peso não intencional pode causar, ou seja, quando não há um motivo especifico para que este idoso perca peso. Entre estes fatores que devemos prestar atenção na dentição. Quando se faltam dentes ou tem proteses mal adaptadas, estes podem dificultar o idoso a se alimentar, e com isso, cria um problema para a alimentação regular e correta.
Outro problema que devemos sempre prestar atenção é no uso de medicamentos que possuem efeitos colaterais gástricos que podem levar por exemplo a uma gastrite ou a redução do apetite, muito comum neste envelhecimento. E ai, deixa-se de comer...
O idoso por causa das duas informações que falei acima, passa a comer menos proteína e com isso, sem o aporte ideal desta proteina, começa a entrar no processo de sarcopenia, que é a diminuição da massa muscular. Isso acarretará em menor qualidade de contração muscular, menor força muscular para os afazeres diários e poderá levar a pessoa a uma maior probabilidade de quedas.
Um outro estudo que li outro dia relata até a solidão como um dos problemas para que este idoso perca peso, e faz totalmente sentido do ponto de vista psicologico. As faltas de uma companhia nas refeições fazem com que muitos idosos se esqueçam de comer. E muitos deles acabam fazendo sempre a mesma refeição, o que torna “desprazeirosa” este momento, reduzindo sua ingesta de alimentos no dia a dia e o aporte de calorias necessárias para a manutenção do peso.
Preste a atenção nos sinais. A maioria de meus leitores estão nesta faixa etária, mas os filhos e netos que por acaso leem este artigo, atentem-se aos sinais. Consultas médicas periodicas com geriatrias são de extrema importancia. Uma rotina de atividade física com acompanhamento nutricional é de extrema valia. O envelhecimento é um periodo de nossa vida frágil, mas que devemos estar atentos, para que possamos passar por esta fase livre de doenças e com automia, afinal, como dizem alguns de meus alunos idosos, o que eles menos querem é perder a autonomia neste envelhecer! Perder muito peso de forma rápida? Tem alguma coisa ai! Até a próxima!
--------------
Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.