
A Escola de Árbitros João Paulo de Oliveira, da AAPR (Associação de Árbitros de Piracicaba e Região), promoverá a partir de março o 25º Curso de Formação e Capacitação para Árbitros de Futebol.
Embora seja um curso voltado ao futebol amador, inúmeros profissionais que começaram em Piracicaba seguiram suas carreiras no futebol profissional, nos quadros da FPF (Federação Paulista de Futebol) e CBF (Confederação Brasileira de Futebol).
Além do atual presidente da AAPR, Renato Canadinho, outros árbitros de Piracicaba conseguiram chegar à FPF e CBF, casos de Fábio Rogério Baesteiro e, mais recente, Isabele de Oliveira, Juliana Vicentin Esteves e Lucas Canetto Belotti.
“Este curso habilita para o futebol não profissional. A pessoa pode atuar nos jogos amadores e clubes da cidade, até porque o curso da AAPR é, de acordo com a Lei Federal 12.867/2013, em conformidade com o artigo 88 da Lei Federal 9.61598”, conta o presidente da AAPR.
O curso terá três meses de duração e será híbrido, ou seja, metade on-line e metade presencial. São 40 vagas disponíveis para os futuros homens e mulheres do apito. “Pensando em relação ao futebol não profissional é o curso de maior carga horária e conteúdo pedagógico, disponibilizado no interior”, explicou Canadinho.
O curso, segundo o presidente da AAPR, terá instrutores da FPF e CBF, que ministrarão aulas e palestras. As aulas práticas serão realizadas no Estádio Municipal Barão da Serra Negra e as aulas presenciais será na sede da entidade.