ARTIGO

Partido dos Trabalhadores como Patrimônio da Sociedade Brasileira

Por Prof. Adelino Francisco de Oliveira |
| Tempo de leitura: 3 min

Anos dourados! A década de 80 é mesmo um marco na história mais recente do Brasil. Tempo demarcado por muitos sonhos e anseios de liberdade. As vozes se erguiam nas igrejas, nos sindicatos, nas escolas, nas associações de bairros, nos festivais de música, nos bares e em todos os espaços, reivindicando direitos, justiça social, igualdade e democracia. Nunca se viu a sociedade tão organizada. Em um contexto de forte efervescência cultural, o país já não suportava mais o peso da opressão dos anos de chumbo, impostos pela ditatura militar. Na esteira de muitas resistências, em 10 de fevereiro de 1980, nascia o Partido dos Trabalhadores, com apelo popular e com a missão histórica para transformar e inaugurar um momento único da luta política.

Um Partido de trabalhadores e intelectuais! Forjando a democracia, em um gesto de ousadia política, trabalhadores e intelectuais, sob a liderança história do operário Luiz Inácio da Silva, conhecido como Lula, fundaram o PT. O Partido nascia sob o signo das lutas por direitos sociais, reivindicando a garantia de condições dignas e humanizadas nas relações de trabalho. O Partido passou a ser o mais importante instrumento de luta política e de transformação social da classe trabalhadora. A criação do Partido dos Trabalhadores representa o nível elevado de discernimento e consciência política. Por meio do Partido a classe trabalhadora se organiza, criando condições objetivas para defender suas concepções de sociedade e disputar os espaços de poder com as classes dominantes.

A história do Partido dos Trabalhadores acompanha, perpassa e dinamiza todo o período de redemocratização do Brasil. Foram anos de muitas e importantes lutas por direitos, por democracia. A resistência à ditadura militar; a denúncia corajosa do autoritarismo, da censura e de toda repressão; a organização política dos trabalhadores para a luta por direitos; o avanço das liberdades democráticas; a participação qualificada dos trabalhadores nos pleitos eleitorais, disputando os lugares de poder; a defesa intransigente dos direitos de cidadania são dimensões e legados que estão profundamente vinculados à história do Partido dos Trabalhadores.

O Partido dos Trabalhadores celebra seus 43 anos de existência, em uma trajetória histórica surpreendente de compromisso com a causa da justiça e de defesa dos direitos sociais, buscando construir, por meio da atuação política, uma sociedade pautada nos princípios de justiça, igualdade e liberdade. O Partido dos Trabalhadores é hoje um patrimônio político de toda sociedade brasileira. Festejar o aniversário do PT significa reconhecer a força da organização popular, a centralidade da democracia e a primazia dos direitos de cidadania para a construção de um mundo generoso em justiça e solidariedade.

O Partido dos Trabalhadores nos ensinou a militância corajosa e singular, encantou, inspirou, acompanhou muitos de nós em nossa formação e crescimento. Lembramos que sua jornada não está acabada ou finalizada. Esta instituição está na e para a história, sujeita aos fluxos e à reinvenção, com a necessidade de fortalecer novas lideranças, fazer o chamamento aos mais jovens e sonhadores. O espírito primeiro do Partido, ainda que da dureza da luta, é a ternura e reconhecimento das utopias. Sua inspiração é o socialismo e a participação popular; seu caminho é a construção das relações fraternas, generosas e solidárias; seu legado é a superação das apatias e dos medos; seu futuro está na consolidação de sua essência libertadora e dos afetos que, lá atrás, justificaram sua verdadeira razão de existir!

Comentários

Comentários