Sua vida é consequência do que você é

Por Fabiane Fischer | 26/01/2023 | Tempo de leitura: 3 min

Seu casamento é consequência de sua maneira de amar.

Sua empresa é o resultado de sua capacidade de administrar.

Sua família é reflexo de suas atitudes.

Você é o dono da sua vida e o único responsável pelo que ela te devolve. Quanto mais qualidade você investir nela, melhor será o retorno. Quanto mais energia você puser nela, mais segurança ela te dará.

Um dos segredos da felicidade é saber criar condições para que a vida dependa de nós e quanto mais seguro você se sentir sobre o seu processo de mudança, menos você vai depender da decisão dos outros, menos se sentirá prisioneiro de alguém ou de alguma coisa. Todas as mudanças começam dentro de você!

Há algumas coisas na nossa vida que devemos questionar outras que simplesmente devemos aceitar. A vida exige que nos questionemos sempre, não devemos aceitar tudo de olhos fechados. É preciso perguntar, pesquisar, conhecer e aprofundar em alguns assuntos. Mas há momentos e situações que devem única e tão somente ser aceitos por nós. E a regra que acabei de falar, não se aplica somente as grandes catástrofes que fogem do nosso domínio, mas principalmente aos pequenos desafios, que não existe força humana capaz de evitar. Por exemplo, se acontece uma inundação na cidade, não adianta nada você xingar o motorista ao lado, pois o congestionamento não vai acabar. E se você perder algum compromisso por causa da chuva, paciência!!! O desespero não resolve, a paciência, a calma e a leveza sim. Quando algo acontecer que independa da sua atitude, aceite e entregue ao fluxo sábio do universo e lembre-se que sempre o melhor acontece com você, que tudo sempre acontece ao seu favor.

Um outro exemplo que posso trazer aqui é o fato de, de repente, um ente querido adoecer, de nada adiantará se revoltar, esbravejar ou se deprimir.  A solução é enfrentar a realidade, procurar ajuda, estar presente, aproveitar ao máximo os momentos juntos e estar preparado para o que der e vier. Existem pessoas que lidam melhor com este tipo de situação, outras se desesperam e se sentem vítimas a vida inteira, lamentam as perdas, permanecem de luto. Atitudes assim não constroem nada, muito menos a felicidade. Sei que é muito difícil, principalmente para as pessoas mais sensíveis e controladoras, mas o que nos resta como seres humanos é acreditar que alguém nos cuida e que a vida é uma linha com início, meio e fim, portanto construa em vida o que quer levar e deixar aqui. Meu conselho é para que você colecione amor e distribua amor por onde passar, pois isso é a única coisa que verdadeiramente terá valor na sua partida.

Você conhece a oração da sabedoria? Vou trazer ela aqui: “Senhor, dai-me a força necessária para modificar as coisas que posso, sabedoria para aceitar as que não posso mudar e discernimento para distinguir uma das outras”. Precisamos ser firmes como o carvalho e flexíveis como o bambu, pois quando a gente tem somente a firmeza do carvalho, ela se transforma em rigidez, porém quanto se tem apenas a flexibilidade do bambu, está se transforma em inconsistência.

Buda já dizia que devemos carregar sempre uma chave no bolso esquerdo e um punhado de areia no bolso direito. A chave no bolso esquerdo é para que você saiba que é o imperador do universo, que você manda na sua própria vida, já punhado de areia no bolso direito, é para que você se lembre que és pequeno como um grãozinho de areia. Precisamos nos lembrar sempre qual é o nosso real tamanho frente a imensidão do universo.

Meu convite hoje é para que você reflita sobre o seu poder de mudar o que pode ser mudado com suas atitudes e aceitar o que não pode ser alterado. Seja mais leve, acredite que o bem sempre encontra uma forma de te encontrar, desde que você seja sempre fiel, justo e honesto.

Você não está sozinho! Com carinho, Fabiane Fischer.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.