GRAVE

Lar dos Velhinhos: funcionários denunciam 'quarto da morte' dentro da entidade

Denúncias graves pesam contra administração do Lar dos Velhinhos

Por Beto Silva | 25/01/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Alessandro Maschio/JP

Denúncias graves pesam contra administração do Lar dos Velhinhos
Denúncias graves pesam contra administração do Lar dos Velhinhos

“O senhor P.B, segundo a enfermeira, está desidratado, nem água está bebendo, não está comendo e nem banho estão dando nele, está há três dias sem banho”.

Este é um trecho do relato de uma funcionária do Lar dos Velhinhos de Piracicaba anexado pela prefeitura à representação feita ao Ministério Público do Estado de São Paulo. O órgão propôs uma ação civil pública com pedido de liminar para afastamento do presidente e membros da diretoria e nomeação de um interventor para a instituição.

O trecho citado acima faz menção ao “quarto da morte”, onde, segundo a denúncia, o idoso era colocado para morrer. “Mas como não tem cuidador, então colocam nesse quarto para morrer”, informou a funcionária, segundo documento da Procuradoria Geral do Município.

De acordo com o relato, o senhor P.B morreu em condição de abandono, assimo como uma idosa e outro idoso, no dia 1 de julho de 2022. “Por abandono, negligência e omissão da atual administração e as autoridades aqui de Piracicaba não estão tomando providências imediatas”, diz a funcionária.

Na edição desta quarta-feira (25), o JP trouxe detalhes da ação movida pelo MP, com pedido de liminar, contra a diretoria da entidade. Leia aqui.

Os relatos, considerados estarrecedores pelo documento assinado pelo procurador Guilherme Mônaco de Mello, foram recebidos pela prefeitura em outubro de 2022 e citam ainda o “Pavilhão Guidotti”, onde são acolhidos idosos com maior grau de dependência.

O relato, agora, é da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Lar dos Velhinhos, que constatou a prática do banho coletivo, quando vários idosos cadeirantes permaneciam em fila, próximos à entrada do banheiro, expostos ao vento e ao frio, sem qualquer privacidade no momento do banho. Segundo o documento, não há porta no banheiro.

O documento apresentado pela Procuradoria para pedir a intervenção judicial na instituição cita que uma carta endereçada ao presidente Yvens Santiago, contendo 40 laudas manuscritas por uma idosa, já falecida, que residia no lar, também foi endereçada ao Ministério Público como ‘pedido de socorro’, com graves denúncias de maus-tratos e humilhações praticados por cuidadores, além de problemas na estrutura física da instituição, problemas relacionados à alimentação e ineficiência da administração.

“Portanto, diante do quadro fático demonstrado e da impossibilidade de solução da questão pela via administrativa, fica evidente a necessidade de imediata intervenção do Ministério Público e do Poder Judiciário na mecionada entidade, visando resguardar os direitos fundamentais dos idosos que lá se encontram ou que para lá venham a ser encaminhados”, traz o documento da Procuradoria do Município.

A reportagem do Jornal de Piracicaba foi até o Lar dos Velhinhos nesta quarta-feira (25). Uma funcionária informou que apenas o presidente foi afastado. O JP procurou o presidente e, novamente, ele não quis comentar as denúncias.

16 COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.

  • Sandra
    21/05/2023
    Filha única casada com policial quer torrar tudo dos pais idosos coloca -los no asilo mãe e pai e o marido policial bate na sogra para machucar para ela não poder mais andar Ainda faz BO contra a sogra. Continua sendo policial Triste
  • Maria de Lourdes
    31/01/2023
    Estou chocada. Fiz estágio neste lar em 1982, parecia ótimo. Pensei em ficar lá na velhice. Agora horrorizada quero distância.
  • Márcia Lopes da silva Silva
    31/01/2023
    Oi boa noite. Rosineia porque vc é seus familiares colocaram o seu pai nesse lugar horroroso como vc fala?
  • Rita de Cássia
    31/01/2023
    Estou perplexa, este local é municipal? Não tem ninguém para representar esses idosos? SR GOVERNADOR DE SÃO PAULO, TARCÍSIO DE FREITAS... SOS PARA A CASA DOS VELHINHOS EM PIRACICABA. Moradores da cidade, dêem atenção desejada a essas pessoas. Cadê os DIREITOS HUMANOS?? OCUPADOS COM QUEM?? QUEREMOS PROVIDÊNCIAS PARA ESTE CASO. DENUNCIEM AS POLÍCIAS DA DIA CIDADE.
  • Márcia MS
    30/01/2023
    Infelizmente isso ocorre em muitos estabelecimentos, onde o interesse é único, em tomar a pensão dos idosos doentes, barbárie!!! Deve existir uma fiscalização que não se corrompa diante de tantas atrocidades, kD a Fiscalização desses locais, São Paulo, São Caetano e outras várias regiões, fazem muitas coisas erradas, deveriam pegar pesado com essas clínicas!!! Cadê a fiscalização minha gente!!! O jovem de hoje é o idoso de amanhã!!! Esses safados não têm escrúpulos, família, coração... são uns monstros!!! Denunciem!!!
  • Nani
    30/01/2023
    Acho uma vergonha tanto pra eseez monstros como p os filhos ,se esquecem que um dia vai envelhecer, por isso fala um pai mãe cria 10 filhos ,só que 10 filhos não cuida de um pai ,será que esees filhos não tem amor deixando em azilos abandonam ,nisso dá no que dá, jogam lá e que se lasque ,aí fala nso tem ninguém p cuidar ,então esees mesmos pais imagine ter abandonado esees ingratos .
  • Mari
    30/01/2023
    A vigilância sanitária, e os órgãos competente, fica fiscalizando casas particulares, aonde a própria Damião já fiscaliza, e esquece ou não querem fiscalizar essas, fecham os olhos e ouvidos, será se é porque é sem fins curativos?
  • Padre Ocelo domingos
    30/01/2023
    Muito descaso. Apliquem k Estatuto do Idodo. Lugar que ora acolher virar um covil de morre!
  • Sonia
    30/01/2023
    Um absurdo isso...como alguém pode deixar um idoso num lugar assim... é muito desumano ...aliás eu acho um verdadeiro absurdo filhos que colocam pais em asilos ...espero que de fato o Ministério público intervenha e puna os responsáveis por tantos maus tratos..fica aqui minha indignação
  • Sem nome
    30/01/2023
    Ali é o lar do terror, o lugar é um inferno oculto. Os idosos sofrem todos os tipos de drama psicológico lá dentro, antes de entrar tem que pedir para uma das 2 assistente social , senão não entra é pra eles dar uma ajeitada nos pobres idosos pra ninguém vê eles todos sujos .eles dopam eles todos os dias , não tem fisioterapia nada, cada dia ficam definhando e com e sem forças, as autoridades tem que parar esse holocausto e prender toda aquela corja de assassinos, que se alimenta do dinheiro daquelas pobres almas , o inferno é garantido pra essa administração
  • Maria Benedita Thomaz Zanucoli
    30/01/2023
    Infelizmente é o que acontece na maioria dos locais precisamos de gente competente para dar a esses idosos tudo que eles merecem no final da vida por favor famílias prestem bem atenção onde vocês deixam aqueles que te deram que deram vocês muito amor
  • Viviane Beganskas
    30/01/2023
    Direitos humanos é pra bandido que mata, rouba, estupra. Velhinhos indefesos não conta. Tudo errado. Cadeia p todos estes q negligenciam o idoso. Tem dinheiro pra tudo, menos p principal, menos para o próximo. O indivíduo vulnerável fica sempre pra trás.
  • Laide Inês Sonda
    30/01/2023
    Cada vez mais a sociedade quer descartar, idosos, pobres, indefesos. A sociedade que maltrata é exclui seus anciãos não merece consideração. As famílias deveriam vigiar e sobretudo não colocar os idosos aonde não há como se certificar de que eles são objeto de atenção e carinho. Cuidar de idosos é difícil, pois demanda paciência, amor, carinho além de desgaste físico. Às vezes pesam e não havendo muitos meios o fato de ter que dedloca-los da cadeira para a cama, par o banho se torna desgastante. Só o amor é a vocação de quem cuida pode fazer a diferença, junto com meios adequados.
  • Regiane
    27/01/2023
    Trabalhei lá por pouco tempo, mas o suficiente pra desacreditar que um lugar como aquele existe. Jamais colocaria alguém lá ou indicaria para se trabalhar.
  • Vanderni
    26/01/2023
    Absurdo isso gente, uma pessoa que serviu a comunidade agora no fim da vida ser tratado como um animal, não se faz uma monstruosidade dessas cadê os direitos humanos que tão sempre na porta das cadeias impedindo a lei de ser cumprida?
  • Rosineia Costa Cima
    26/01/2023
    Meu pai foi vítima deste lugar horroroso, meu pai entrou andando, feliz, e apaixonado pelo lugar em poucos dias fomos visitá-lo, as visitas eram proibidas sempre com desculpa, o dia que conseguimos ver ele ,está irreconhecível, acamado, dopado, desidratado, uns 20 kilos anos, hoje ele não anda, nós exames ele teve AVC e não socorreram, que triste tudo isso, o processo está lá, até agora nada.