O aquário marinho nada mais é do que um pedacinho do mar dentro da sua casa. Este hobby que enfeita e alegra os ambientes exige paciência, dedicação e para quem é leigo, uma boa orientação de um aquarista. Além de proporcionar um ambiente com ar mais natural, a diversidade de espécies de peixes e corais encanta pessoas de todas as idades. Na verdade, é mais que um hobby. É um estilo de vida.
O JP consultou especialistas na área. Abaixo, Thiago Cruz, médico veterinário e diretor na Escola de Aquário de Campinas.
Quais as características de um aquário marinho, além da água salgada?
Existe uma grande variedade de animais, peixes de diversas formas e cores, camarões, caranguejos, caramujos, corais, ostras, estrelas e outros tipos de invertebrados. Conforme os corais vão se desenvolvendo é comum a troca de exemplares entre aquaristas e até mesmo a venda destes.
Como obter a água salgada?
Hoje em dia é muito simples, você pode produzir sua água. Precisa apenas de um filtro de Osmose Reversa ou Deionizador para purificar a água da torneira e um sal específico para aquário. Também precisamos de um móvel para colocar o aquário, equipamento de filtragem, iluminação, cascalho, rochas e controle de temperatura. Estes equipamentos existem em lojas especializadas em aquarismo ou na Internet.
Qual a diferença do aquário de água salgada para o de água doce?
Uma das principais diferenças que podemos observar em um aquário marinho são as cores dos peixes, que são mais vibrantes e com detalhes bem marcantes. Outro ponto é o fato de em vez de cultivarmos plantas (seres vegetais) cultivamos corais (seres animais) que crescem e se multiplicam, formando incríveis coloniais. Outra diferença é que devido ao fato dos corais viverem em água com temperatura entre 25 e 27 graus, precisamos controlar a temperatura, visto que aqui na região de Piracicaba é normal a temperatura passar do 30 graus e isto pode causar estresse e até a morte deles.
Qual aquário é mais fácil de cuidar?
Isso é uma pergunta que escuto com frequência e eu falo que depende, o que você deve levar em consideração é que o aquário de água doce, na maioria das vezes, é mais em conta, peixes e plantas também são encontrados com maior facilidade, sem contar que a água do aquário é captada direto da torneira (só precisa colocar um condicionador) e ela já está pronta para ser utilizada. Já o aquário marinho, exige um pouco mais de cuidado, para corrigir a densidade da água, a temperatura e outros parâmetros, outro ponto é o investimento em peixes e corais que ficam um pouco acima dos peixes de rio, toda via, a beleza e a diversidade do marinho valem este cuidado e investimento.
Quais os custos?
Podem variar amplamente, dependendo do tamanho do aquário e do tipo de animais e corais que você deseja manter nele. Alguns dos principais custos: temperatura (dependendo da espécie de peixes e animais, é necessário manter a temperatura da água entre 25 e 27 graus, utilizamos um Chiller ou Cooler para resfriar o aquário e aquecedor com termostato para elevar a temperatura); alimentação (os animais marinhos precisam de ração seca, alimento natural como Artêmia e Bloodworms e alimentos líquidos principalmente aos corais); nutrientes (além de alimentar os peixes, também corrigimos cálcio, magnésio e alcalinidade); testes de água regular para manter tudo equilibrado; e a manutenção (é necessário limpar o aquário e trocar a água de 1 a 2 vezes ao mês).
Qual é a sensação de ter um mar dentro de casa?
É experiência relaxante e fascinante. Pode ser uma forma de trazer um pouco da natureza para dentro de casa e proporcionar uma sensação de tranquilidade. É divertido e educativo observar as diferentes espécies de peixes e corais. Até a alimentação é uma aula de biologia ao vivo. Já foram realizados estudos científicos que mostram como o Aquarismo contribui para diminuir ansiedade e depressão. O que vai garantir uma experiência legal é buscar conhecimento. Antes de montar um aquário, pesquise e converse com outros aquaristas. Não comece um aquário pequeno, o ideal é um tamanho entre 60 e 90 litros. No nosso site www.escoladeaquario.com.br temos artigos com dicas e cursos para acelerar o aprendizado.
Piracicabano traz grande experiência com aquários de água salgada
A Julio Reef Aquarismo é uma tradicional loja piracicabana que trabalha com animais de estimação aquáticos. O dono, que dá nome à loja, tem vasta experiência na área. Ele disse ao JP que os aquários marinhos têm grande procura e que é uma tendência para deixar a casa com um ambiente mais agradável e leve. “O aquário marinho tem várias características, uma delas é a visual, que causa um impacto principalmente nas pessoas que só teve contato com aquário de água doce”, disse.
Ele cita que a beleza dos aquários marinhos é alcançada, também, devido a coloração dos peixes e a grande variedade de corais. “Eu que estou no ramo há vários anos, como aquarista e depois como lojista, sempre eu me surpreendo com a beleza e as cores dos corais. E os muitos crustáceos e invertebrados são muito diferentes dos de água doce. São lindos”.
Mas ele faz a ressalva: “não é só chegar na loja e ver um peixe ou um coral bonito e comprar, o bom aquarista vai tirar dúvidas, vai pesquisar o que o cliente quer”.
Como dicas a quem quer ter um pedaço do oceano dentro de casa, Reef cita que, em primeiro lugar, o interessado precisa “escolher o tamanho do aquário que mais agrada e combina com seu espaço, e o quanto está disposto a gastar”. “Depois, vem os equipamentos para manter o seu aquário limpo e sadio.
E em relação aos equipamentos, tudo vai depender do tamanho do aquário, dos animais que você vai querer e, por exemplo, se você for montar um aquário só de peixes (fish only), o custo é mais baixo com equipamentos, mas tem um detalhe: há equipamento que custa X e um compatível com ele que custa 10 X. Claro que o mais caro, às vezes, a qualidade é melhor, mas nem sempre. Todos esses equipamentos são para uma boa qualidade da água para os animais. Já um aquário com peixes e corais é bom ter uma luminária boa, pois os corais precisam de iluminação e quanto mais próximo da iluminação do sol é melhor”, explica.
ÁGUA SALGADA
Quanto à água salgada, é relativamente simples. “Todos questionam como faz para obter ou se pegamos no mar. A resposta é: ela vem da torneira, mas é preciso passar a água por um filtro para deixa-la mais pura possível, sem cloro, cloramina, metais, sais minerais, etc. O nome do filtro é “reverse osmose”, diz Reef.
“Existem várias marcas de sal próprio para aquário marinho, tem uns sintéticos e uns naturais, sendo possível também usar a água retirada do mar, mas eu só usaria se eu morasse perto da praia”, disse.