RELATÓRIO

Piracicaba recebe alerta do TCE-SP por irregularidades em contas de 2022

Órgão alertou 89% dos municípios paulistas sobre problemas nos gastos

Por Beto Silva | 14/01/2023 | Tempo de leitura: 1 min
beto.silva@jpjornal.com.br

Alessandro Maschio/JP

Prefeitura admitiu que enviou relatório após o prazo limite
Prefeitura admitiu que enviou relatório após o prazo limite

Piracicaba está entre as cidades paulistas que receberam alerta do TCE-SP (Tribunal de Contas do Estado de São Paulo) por risco de descumprimento da lRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). O órgão informou, nesta semana, que alertou 89% das 644 prefeituras fiscalizadas. Os alertas são baseados em análises contábeis dos dados de receitas e despesas relativas ao quinto bimestre de 2022.

De acordo com o órgão, as análises apontaram indícios de irregularidades na gestão orçamentária em 568 municípios e arrecadação menor do que o planejado em 79.

O levantamento revelou ainda que 42 prefeituras, nove câmaras municipais e 11 entidades municipais deixaram de enviar o balancete contábil, conforme previsto no calendário de obrigações do TCE-SP.

PENAS

“A não apresentação das contas configura ato de improbidade administrativa e crime de responsabilidade, ficando o responsável sujeito a diversas penas, inclusive ao pagamento de multa, nos termos da Lei Complementar nº 709, de 1993”, destacou nota do tribunal.

A Secretaria Municipal de Finanças de Piracicaba informou que não há pendências quanto às prestações de contas do município.

Segundo a pasta municipal, a prestação de contas referente ao relatório resumido de execução orçamentária do quinto bimestre foi enviada à Secretaria do Tesouro Nacional no dia 30 de novembro.

“O que houve foi apenas um atraso desse relatório ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. O relatório deveria ter sido encaminhado em 30 de novembro e foi enviado em 5 de dezembro”, informou a administração municipal em nota.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.