MORTE

Fundador da Unimed Piracicaba morre aos 93 anos

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 1 min
Divulgação
Manoel Gomes Tróia deixa um importante legado
Manoel Gomes Tróia deixa um importante legado

A Unimed Piracicaba comunicou, no final da tarde desta quinta-feira (22), a morte do médico Manoel Gomes Tróia, fundador da cooperativa médica. “Manoel Gomes Troia se despediu, hoje [ontem] (22/12), da família e dos amigos, aos 93 anos. O velório acontece até as 16h30, na sala 5, do Cemitério da Saudade, seguido de sepultamento no mesmo local”, informou a Unimed em nota.

Filho de espanhóis, Troia nasceu em São Paulo, no Parí, em 1929, e chegou a Piracicaba em 1936. Estudou no centenário grupo escolar Barão do Rio Branco e, desde então, já decidira pela medicina como profissão.

Foi aluno da Faculdade de Medicina de Sorocaba, onde também se especializou em otorrinolaringologista. Depois de formado, em 1960, voltou à Noiva da Colina e montou o seu próprio consultório.

A história da Unimed Piracicaba começou a ser escrita poucos anos depois, em 1967, ano em que ele já presidia a Regional Piracicaba da Associação Paulista de Medicina. Porém, foi em dezembro de 1970, que fundou, oficialmente, a Cooperativa, ao lado de um grupo de 67 médicos. Deixou oposto de líder em abril de 1987.

Em 2016, a Diretoria de Carlos Joussef eternizou o nome do fundador no saguão do Hospital Unimed Piracicaba, além de outras homenagens que recebeu por conta de seu trabalho e dedicação.

Comentários

Comentários