
Os 60 instrumentistas da Orquestra Sinfônica de Piracicaba unem-se a 80 vozes, para um concerto especial e inédito, desde a reestruturação recente do conjunto sinfônico, perto de completar uma década. O palco do Teatro Municipal Dr. Losso Netto será dividido com o Coro Universitário Mackenzie, em um programa que contempla obras de Händel e John Rutter. As apresentações acontecem em 26 de novembro, às 16h e 19h, sob regência do maestro convidado Parcival Módolo. A entrada é gratuita e os ingressos já estão disponíveis no megabilheteria.com. Na entrada do espetáculo, solicita-se a doação de 1 quilo de alimento, em prol do Fundo Social de Solidariedade. Informações: osp.org.br ou via Facebook e Instagram.
"Sem dúvida, a OSP é uma das melhores orquestras do Estado de São Paulo atualmente. Por isso, procurei fazer um programa que fosse bastante coerente e que fizesse sentido neste momento da orquestra", diz Módolo, que assumiu a batuta Da OSP em duas ocasiões: em maio deste ano, na Festa das Nações, no Engenho Central, e em setembro do ano passado, com o saxofonista Rafael Migliani, no próprio Teatro Dr. Losso Netto.
O maestro convidado é natural de Americana, onde permaneceu por 14 anos como regente titular e diretor artístico da orquestra sinfônica municipal daquela cidade. Também ocupou as mesmas funções nas sinfônicas de Campinas e Ribeirão Preto. Atualmente, é o principal maestro convidado da Orquestra Sinfônica de Potsdam, na Alemanha, e coordenador geral de Arte e Cultura, da Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Presbiteriano Mackenzie.
Do compositor alemão Georg Friedrich Händel, o programa traz três obras: "Zadok the Priest" (HWV 258)", hino escrito para a coroação do rei Jorge II, da Grã Bretanha, em 1727, inspirado em textos da Bíblia do Rei Jaime. Zadoque, em português, significa sacerdote. Há, também, o "Concerto a due cori" (ou Concerto a dois coros, em livre tradução), peça em seis movimentos. Os "cori", ou coros, do título, referem-se aos dois coros de oboés, fagotes e trompas que a obra exige, enquanto a orquestra se apoia nos pilares do coro.
Do oratório "O Messias", uma das obras corais mais conhecidas e executadas do repertório clássico, serão apresentados dois movimentos: "And The Glory of Lord" (E a Glória do Senhor), que narra a vinda do Senhor, o Messias prometido: "e a glória do Senhor se manifestará, e toda a carne juntamente a verá, porque a boca do Senhor o disse". Já "For unto us a child is born" (Pois para nós nasceu um menino) é considerada uma das mais fortes expressões de alegria do repertório natalino, em que o coro entoa: "um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado. E se chamará Maravilhoso, Conselheiro, Deus Poderoso..."
Para o programa foi selecionado ainda uma composição do inglês John Rutter, de 77 anos. Segundo o maestro Parcival Módolo, esta pode ser considerada a "peça central" do concerto: "Gloria", feita em 1974 é dividida em três partes. "Rutter é o músico responsável pelas composições executadas nas solenidades mais importantes da família real britânica, na Abadia de Westminster, especialmente casamentos, batizados e coroações", informa Módolo.
A Temporada 2022 é realizada com recursos da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e têm o patrocínio do Atacadão (ouro), Hyundai (prata) e CNH Industrial (bronze). A Caterpillar é apoiadora. São parceiros deste concerto a Universidade Presbiteriana Mackenzie, Parlare Marketing Cultural, Mega Bilheteria, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM, Rádio Jovem Pan, Rádio Pop, Ibis Styles Piracicaba e Empem.
CORO MACKENZIE
Criado em 2005 pela então Divisão de Arte e Cultura – hoje Coordenadoria de Arte e Cultura – do IP Mackenzie, o Coro Universitário Mackenzie é parte do projeto de corais graduados da instituição. É formado, em sua estrutura básica, por 50 acadêmicos-bolsistas da Universidade, escolhidos por teste e seleção, e mais 30 colaboradores convidados. É dirigido desde sua estreia pelo maestro Parcival Módolo.