ORGULHO

Alunos da E. E. Augusto Saes são medalhistas na Olimpíada de Astronomia

Por Fernanda Rizzi | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Alessandro Maschio/JP
Instituição teve oito alunos medalhistas na Olimpíada
Instituição teve oito alunos medalhistas na Olimpíada

Estudantes do 9º ano da Escola Estadual Augusto Saes se destacaram na OBA 2022 (Olimpíada Brasileira de Astronomia) e conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, sendo eles: Camille Santos de Oliveira, Carlos Henrique Belisio Segredo, Julia Eliam Tomesani e Cibele Porto Cerqueira (ouro); Pablo Henrique Sanchez e Vittor Ricardo Alves Rosa (prata); Guilherme Estevan Joaquim e Samuel Caldeira Carioni de Almeida (bronze). A instituição foi a única dentre as 65 escolas estaduais de Piracicaba a conquistar o maior número de medalhistas de ouro.

Construção de foguetes, constelações e observação do céu foram alguns dos temas que os adolescentes precisaram estudar para conseguirem tirar notas acima de nove na prova. Julia Eliam Tomesani garante que é gratificante ver todo o seu esforço dar resultado. “Nós estudamos bastante para a prova e todo o nosso estudo valeu muito à pena”, comenta ela.

Segundo Carlos Henrique, o incentivo vem dos professores. “Eles falam que o nosso futuro pode ser melhor e que também podemos até receber uma pontuação extra por estar participando dessas avaliações porque é importante para a nossa futura vida profissional”, explica o aluno.

E claro, todo esse trabalho é feito em equipe com a colaboração da diretora Jaci Aparecida Natera, vice-diretora Mara Sandra Brago Pizzol, a coordenadora geral Ana Paula Amaral, a professora de ciências Karina Tedesco e demais docentes da instituição.

“Incentivo os meus alunos a serem protagonistas e terem autonomia. Participar de olimpíadas é um referencial paraocompromisso em estudar, ter responsabilidade e realizar pesquisas”, cita a professora Karina Tedesco.

A diretora Jaci Natera tem em mente o lema: “Quem faz a escola é o aluno e o bom professor”.

As medalhistas de ouro Camille, Cibele e Julia foram convidadas para participarem do treinamento para a IOAA 2023 (Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica). Os alunos agora participarão também da ONEE (Olimpíada Nacional de Eficiência Energética).

Comentários

Comentários