EDUCAÇÃO

Anglo: ensino dinâmico e focado na formação de cidadãos críticos e participativos

Por Nani Camargo | Especial para o JP
| Tempo de leitura: 2 min
Alessandro Maschio/JP
Anglo: Colégio integra alunos e forma para o mercado
Anglo: Colégio integra alunos e forma para o mercado

Em um mundo dinâmico em que vivemos, os cidadãos precisam estar preparados para enfrentar desafios. Por isso, o Anglo de Piracicaba foca em um ensino personalizado em todas as fases: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e no Pré-vestibular.

“O Anglo atua há quase 50 anos em Piracicaba, contribuindo paraaformação de cidadãos críticos e participativos. Com olhar individualizado, atendimento personalizado e profissionais qualificados, encorajamos o protagonismo de nossos alunos, os quais, com autonomia e criticidade, tornam-se autores de suas próprias histórias. Nos colégios Cidade de Piracicaba e Portal do Engenho, nossa equipe respeita as individualidades, mas, simultaneamente, promove a coletividade”, cita o professor e mantenedor Dorival Sudário Bistaco.

Os colégios contam com muitos diferenciais, como os projetos Robótica, Olimpíadas Científicas, Letranglo, Oficinas deTexto, Oficinas de Matemática e Cultura Inglesa na escola. “Dentre eles, gostaria de destacar o programa Líder em Mim, o qual promove, por meio do aprendizado e do exercício de valores, liderança e competência, uma conscientização acerca dos deveres de aluno e de indivíduo”, diz o mantenedor.

O Colégio Cidade de Piracicaba recebeu a Certificação Internacional de Escola Farol, titulação referente à excelência. São apenas onze escolas no Brasil com esse título.

Outro destaque,éonovo Ensino Médio. Elaborado para atender às exigências previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), traz uma proposta inovadora, pautada em metodologias ativas.

MERCADO

De acordo com professor Dorival, o mercado de trabalho muda constantemente. Hoje, está mais dinâmico, automatizado e globalizado, o que exige do profissional criatividade, flexibilidade, capacidade de se reinventar e empreender. “Logo,oestudante precisa ter a consciência de que não basta estudar para terminar o Ensino Básico, prestar vestibular, ingressar em uma universidade renomada e concluir a graduação. É necessário aprender paraavida, sem perder de vista a importância da formação continuada para um bom posicionamento no mercado. Em linhas gerais, os discentes precisam na escola aprender a conhecer,afazer, a ser e a conviver”.

Professor Dorival também falou das lições trazidas pela pandemia. A primeira, foi a importância de zelar pelo bem-estar físico e emocional dos alunos, professores e demais colaboradores; a segunda, que nunca se aprendeu tanto sobre tecnologia eaterceira, a união de forças do professor e do trabalho em equipe fizeram a diferença.

Para finalizar, diante de um ano eleitoral tão complexo, professor Dorival é categórico: “medidas precisam ser tomadas para que a Educação seja o que deveria ser:opilar da nossa sociedade”.

SER ANGLO

Lais Chiodi Hartt, 3ª série, Cidade Alta, está no Anglo desde 2016 e quando saiu de uma escola não tão conhecida para um dos colégios mais prestigiados da cidade, teve receio. “Tinha medo de não conseguir acompanhar. Quando recebi a nota da minha primeira prova, fui bastante elogiada. Continuei me dedicando e, no final do ano, recebi um presente: uma bolsa de estudos. Com um material modernoecompleto, uma equipe de profissionais altamente capacitados, tenho recebido todo apoio necessário”, contou. Já Maria Eduarda Dalla Villa Augusti, 3ª série, Portal do Engenho, diz que ser aluno do Anglo “significa uma evolução como indivíduo.É sinônimo de garra”.

Comentários

Comentários