EDUCAÇÃO

Colégio Dom Bosco reúne tradição com foco no protagonismo dos alunos

Por Nani Camargo | Especial para o JP
| Tempo de leitura: 3 min
Claudinho Coradini/JP
Missão é educar para a realização pessoal dos alunos
Missão é educar para a realização pessoal dos alunos

O Dom Bosco de Piracicaba abrange o Colégio Salesiano Dom Bosco Cidade Alta, o Colégio Salesiano Dom Bosco Assunção, o Colégio Salesiano Dom Bosco São Mário, o Dombosquinho, o Unisal, a obra Social Dom Bosco São Mário e a Paróquia do Senhor Bom Jesus do Monte.

Tem uma história de mais de 70 anos na cidade: desde 1950, quando da fundação do Colégio Dom Bosco Cidade Alta pelo padre Pedro Baron, seu primeiro diretor. A instituição caracteriza-se por seus valores sólidos, com atenção especial à formação integral de seus alunos. 

Sua missão é educar para a realização pessoal e o protagonismo na sociedade, tendo como base o Sistema Preventivo de Dom Bosco. Sua visão é ser um ambiente educativo de excelência acadêmica, de formação humana, cristã e de construção do conhecimento. E em seus valores estão a acolhida, competência, comprometimento, espírito de família, ética, solidariedade e trabalho em rede.

“O diferencial do ensino do Colégio Dom Bosco é nossa ação educativa alicerçada no tripé salesiano: razão, religião e amorevolezza (palavra do vocabulário italiano que não possui uma tradução literal, mas pode ser compreendida como acolhimento, cuidado fraterno, carinho), como nosso fundador, Dom Bosco, entendia que somos plenos se atendidas todas estas dimensões do ser humano. Assim, com conteúdos significativos, desenvolvemos o protagonismo de nossos alunos através de projetos diversos, aulas dinâmicas, experimentos científicos, esporte, tecnologia, entre outros”, explica Eliana Senicato, diretora pedagógica.

 

PROFISSÃO

Segundo a diretoria da escola, o mercado de trabalho continua necessitado de profissionais competentes no conhecimento técnico, no compromisso com o trabalho em equipe, no entendimento de que conhecimento técnico sem o olhar fraterno não há sucesso pessoal e profissional. “O estudante deve se pautar em valorizar seus estudos, envolver-se em trabalho voluntário, reconhecer a necessidade do cuidado com o meio ambiente, em acreditar na sua importância para tempos melhores e mais justos para todos”, afirma Eliana.

Sobre a importância de o setor da educação ser prioridade na pauta política das eleições, a diretoria do Dom Bosco defende que “é no processo educacional que conseguiremos avanços em todos os setores da sociedade para atendermos as pessoas mais necessitadas, independente do governante eleito, todos somos responsáveis em tornar a educação que prepara o estudante para a vida, para o trabalho, para a prática de leis justas”.

 

OPINIÃO

“Estudar no Dom Bosco é muito mais do que uma simples experiência escolar. Além dos professores serem altamente qualificados e preparem os alunos para seus futuros objetivos, como o vestibular, o que diferencia essa escola das outras são as oportunidades extracurriculares. A pastoral juntamente com o projeto missionário, o trabalho voluntário, o sábado esportivo são iniciativas únicas, que junto com a infraestrutura do colégio o torna singular. O Colégio Dom Bosco preparar o aluno não só pedagogicamente, mas também como ser humano, para toda a vida”, diz Mateus Zaia Monteiro, 3ª B do ensino médio. Maria Fernanda Hayashi, da 1ª série ensino médio, cita que o Dom Bosco “é uma escola que está adequada à nossa realidade”.

“Temos professores muito bem qualificados, que não só fazem parte do nosso dia a dia, mas também do nosso futuro e aprendizado. Toda a equipe do colégio é sempre muito atenciosa, todos os dias de manhã já estão com um sorriso no rosto desejando bom dia a todos de forma acolhedora. O ensino fazendo relações com o nosso dia a dia e a nossa realidade, acrescentando sempre novos conhecimentos que vão além dos livros”.

Comentários

Comentários