A fórmula para seu envelhecimento saudável é o treino de força

Por Rogério Cardoso | 05/09/2022 | Tempo de leitura: 2 min

Por Rogério Cardoso

Talvez vocês meus leitores tenham notado que cada vez mais as pessoas realizam procedimentos estéticos para ficarem mais "jovens". Notou? Não vou entrar nem na questão dos procedimentos porque entrarei em um campo cheio de polêmicas com quem vende estes “procedimentos” que te vendem o sonho de te deixar mais jovens.

O que eu quero que você reflita é nesta afirmação: " Você só conseguirá viver mais tempo e com mais qualidade, com autonomia e desta forma mantendo a sua jovialidade se tiver uma boa força muscular".

A força é necessária para uma série de atividades do seu cotidiano como levantar de uma cadeira sem o apoio das mãos, pegar uma caixa no chão, levantar do chão sem apoio que somente é realizada se você tiver boa força muscular.

Vou te falar outra coisa, após os 30 anos de idade, progressivamente vamos perdendo a massa muscular e com isso duas outras valências físicas que são a força e potência, necessárias para estas atividades que mencionei.

Em um recente estudo que saiu no periódico The Journals of Gerontology intitulado "Comparative effects of light or heavy resistance power training for improving lower extremity power and physical performance in mobility-limited older adults" afirma que mesmo pessoas acima dos 70 anos de idade com problemas de mobilidade que começaram a praticar treinamento de força tiveram grandes benefícios para suas atividades diárias e seu dia a dia.

Um dos grandes resultados benefícios de um ótimo programa de treinamento de força é a prevenção de quedas que geralmente ocasiona problemas graves aos que envelhecem além de evitar lesões decorrentes da fraqueza muscular como contraturas e estiramentos.

Converso com alguns idosos que ainda possuem o medo de fazer exercício, por mais que os médicos recomendem. Se você ou seu parente não tem certeza sobre os exercícios, procure um profissional especialista em gerontologia. Os exercícios são no começo sempre leves e vão sendo ajustados gradativamente a medida que for evoluindo no treino. Fazer do treinamento de força um hábito, um remédio, não vai só te ajudar a viver mais, mas vai te ajudar a viver melhor.

Uma das minhas especializações é em Geriatria e Gerontologia e quando pergunto aos idosos os que eles mais querem no envelhecimento eles respondem que é a manutenção das atividades de vida diária de forma autônoma e independente. Estamos vivendo cada vez mais. Minha geração, por exemplo, viverá até os 90 anos de idade. Pensou nisso? 90 anos? Como poderei viver isso sem depender de minha filha para minhas atividades de vida diária? Para minhas idas ao banheiro? Para minha ida ao supermercado? Para varrer minha casa? Somente incluindo na minha rotina o treinamento de força!

Se você chegou até aqui e ainda não faz nada, sugiro mudar esta realidade. E se você é novo e acha que este dia não vai chegar…vai chegar mais rápido do que imagina. Comece o quanto antes! Até a próxima!

LEIA MAIS

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do SAMPI

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.